Lesenswerte Links #08
Quer treinar o alemão mas ficou com preguiça de pegar nos livros depois desse feriadão prolongado? Então dá uma conferida nessas notícias que rolaram na semana.
Teve até piadinha de primeiro de Abril!
»Die Katzensteuer kommt«: Na última quarta feira, o jornal WDR anunciou a implantação do imposto para gatos na Alemanha. Está achando muita absurda a notícia? Pois era mesmo: 1º de Abril.
»PEGIDA-Anhänger entdecken hundert Lügen-Presse Artikel«: Também na quarta feira, os partidários do movimento xenófobo PEGIDA encontraram dezenas de artigos que comprovam as manipulações da mídia alemã para esconder que os imigrantes estão arruinando a Alemanha. [1º de Abril, também]
»Du kannst nicht alles haben«: Agora chega de piadinhas e vamos para o papo sério. Com o título provocante »Você não pode ter tudo«, a matéria do blog da NEON levanta a questão dos limites do consumismo, da necessidade de acumular sempre tanta coisa, da moda da economia do compartilhamento e por que tudo isso tem um lado bom e um lado ruim. Se você acha que já tem uma opinião formada sobre isso, recomendo dar uma olhada na discussão.
»Mit Behinderung in Deutschland leben«: Também nessa semana, a jornalista Janine Steeger divulgou uma matéria que ela fez sobre a vida de deficientes físicos na Alemanha. Se você ainda não confia muito na sua compreensão auditiva para acompanhar o vídeo, pode ficar também com o pequeno texto de introdução. Ótimo para quem acha que a Alemanha é o lugar perfeito e todo mundo é feliz:
»Iran erlaubt Frauen Stadionbesuche«: Essa reportagem é um pouco mais extensa e complexa, mas vale a pena conferir. Agora, mulheres iranianas podem frequentar estádios de futebol. O Irã era até então um dos últimos países a proibir a presença de mulheres em eventos esportivos públicos.
»Der unnötige Buchstabe«: Uma paródia divertida sobre a convivência entre as letras do alfabeto e sobre como o “Ö” vem sendo discriminado aos poucos na língua pelas outras letras mais populares. É claro que tudo não passa de uma grande brincadeira, mas é divertido ir acompanhando a descrição da personalidade de cada letra!