Links

SoundCloud tem vagas aberta em Berlim

Você já sonhou em trabalhar em Berlim?
Então pare de ficar devaneiando e tire a poeira do teu currículo.
O SoundCloud está com vagas abertas para gestor de expansão de mercados, engenheiro para ambiente Android e engenheiro de software backend.

O anúncio todo em inglês dá a entender que não é necessário falar alemão, mas ter conhecimentos no idioma sempre ajuda.

Não vacile, aproveite a chance de trabalhar na tua área, em uma empresa conhecida e ainda por cima morar legalmente em uma das cidades mais cool do mundo!

O rapper da quinta série

Alguma vez já te bateu aquela curiosidade de saber como é o dia-a-dia em uma escola na Alemanha?

Então você precisa conhecer urgentemente o blog Klassenzimmergeschichten. Entre as várias histórias curiosas da Frau K., vale muito a pena conferir essa resposta que ela deu para um aluno da quinta série que queria largar a escola para virar rapper.

Por motivos compreensíveis, a Frau K. conta tudo com um pseudônimo e não dá detalhes específicos que possam expor os alunos ou a escola. Bem, mas esse é o preço a se pagar para acompanhar os causos engraçados e também as agruras do cotidiano uma professora de ensino básico na Alemanha.

Está esperando o quê? Vá agora conferir as Klassenzimmergeschichten!

Und vielen lieben Dank für das Amüsement, Frau K. 😉

Dois alemães no Japão

O que acontece quando dois alemães vão morar e trabalhar no Japão?

O blog Neulich in Japan registra essa experiência intercultural um tanto exótica. Além de poder praticar o alemão com textos da vida real – é sempre bom poder escapar dos livros didáticos! – a página também tem um podcast bem legal e também algumas dicas sobre como aprender japonês [!].

Bem, talvez essa não seja bem a tua intenção. Mas, é interessante ver o ponto de vista dos alemães aprendendo uma língua estrangeira, principalmente sabendo que tanta gente por aqui considera alemão tão difícil.

Além de tudo isso, o visual da página é extremamente organizado e limpo  que dá mais vontade ainda de ler.

Não perca mais tempo e corre lá para o Neulich in Japan com teus próprios olhos!

1º Congresso da ABEG – Inscrições até 31 de maio

Atenção germanistas do Brasil afora! Anotem essas informações, caso vocês ainda não estejam sabendo dessa oportunidade de ouro.

Nos dias 09, 10 e 11 de Novembro de 2015 vai rolar o 1º Congresso da ABEG – Associação Brasileira de Estudos Germanísticos na Universidade de São Paulo (SP).

Além de ser o primeiro congresso da recém-constituída associação, o evento também marcará a comemoração dos 75 anos do curso de Letras/Alemão na Universidade de São Paulo [FFLCH/USP].

É uma excelente oportunidade para tirar aquele teu trabalho da gaveta sobre linguística germanística, tradução, literatura ou ensino de alemão como língua estrangeira e debater com interlocutores mais do que qualificados para enriquecer tua pesquisa.

As inscrições ficam abertas apenas até o dia 31 de Maio via formulário disponibilizado no site da ABEG. O valor das taxas de inscrição vão de R$50,00 [estudantes] a R$ 250,00 [docentes].

Vai que ainda dá tempo de preparar um resumo e se inscrever. É só não dormir no ponto!

Um alemão no Rio de Janeiro

Você já se perguntou o que um alemão pensaria se estivesse no Brasil? Você já imaginou como seria um alemão no Rio? Você já pensou o que um alemão faria em Santa Tereza, na Lapa e no Morro do Curvelo ?

Então para de ficar só pensando e confere lá no Fuera de la Quesera. Assim já aproveita para praticar o alemão e ver o teu próprio país com olhos germânicos!

EuroPós 2014 – 29 e 30/11 em São Paulo

Você ainda acha impossível fazer uma pós na Europa? Já cansou de procurar informações e não conseguir descobrir nada realmente concreto?

Então planeje seu calendário porque em Novembro teremos EuroPós em São Paulo!

A Internet é cheia de gente prestativa querendo dividir informação, mas mesmo assim sempre tem aquela pergunta específica que fica sem resposta.

No EuroPós, você poderá conversar diretamente com representantes das universidades e esclarecer todas as dúvidas sobre como planejar seus estudos, como pleitear uma bolsa (incluindo o programa Ciência sem Fronteiras), como conseguir visto, acomodação entre outros aspectos práticos.

Para quem quer estudar na Alemanha, é um prato cheio para descobrir o caminho das pedras, já que o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) é um dos organizadores do evento.

Para quem não tem interesse na Batatolândia, haverá também expositores de universidades de outros países como Espanha, Portugal, França, Itália, Holanda, Irlanda, Finlândia, Dinamarca entre outros.

É a chance quase perfeita para resolver de vez todos os pontos de interrogação sobre como estudar na Europa. Só não é perfeita porque, infelizmente, o evento só acontecerá apenas em São Paulo (Rua Luís Coelho, 123) e em um único fim de semana (29 e 30 de Novembro).

Mas, se eu fosse você, daria uma olhada de perto no site deles que, aliás, está bem bonito: europosbrasil.com

Depois, não adianta reclamar que as portas não estão abertas!

Wer kennt das nicht?

Wer kennt das nicht: você está quase finalizando o texto mas não consegue pensar em uma boa frase de abertura. O prazo está apertando, você está sem ideias e usa o nariz de cera mais clichê do jornalismo alemão.

O Tumblr “Wer kennt das nicht” é bem simples, mas divertidíssimo. Tudo o que ele faz é reunir printscreens de reportagens que começam com a frase “Wer kennt das nicht”, que pode ser traduzido meio literalmente como “quem não conhece isso?”.

Descobri esse link graças ao Ian, jornalista germânico-gaúcho que escreve lá no Diário de Tübingen.

A repetição é tão banal e previsível que chega a ficar engraçado ver tantas matérias com a abertura absolutamente idêntica. Confere lá, vale a pena os 5 minutos, 1 minuto, 30 segundos de risadas.