Como se preparar para o Test onDaF?

preparatório test onDaF

Related Post

  • No related post.

Fazer um teste de proficiência pode ser bem estressante. Então que tal pegar algumas dicas de uma estudante de turismo que passou no Test onDaF com apenas 3 horas semanais de estudo?

Luane Vacchi
Luane Vacchi estuda Turismo e está curtindo um friozinho germânico no Winterkurs

O que é o Test onDaF?

Em linhas gerais, o Test onDaF é um exame de proficiência que avalia o conhecimento de língua alemã e recobre desde o nível A2 até o nível C1 do Quadro Europeu Comum de Referência.

Só para ter uma ideia da utilidade de uma prova como essas, candidatos a uma vaga no programa Ciência sem Fronteiras e no Winterkurs (curso de língua intensivo promovido pelo DAAD) precisam fazer o Test onDaF para comprovar proficiência em alemão.

O exame é feito no computador em um centro de aplicação de prova cadastrado ou por um representante do DAAD [Deutscher Akademischer Austauschdienst] e a pontuação do candidato é dada na hora.

Basicamente, a tarefa consiste em ler textos em que algumas palavras foram cortadas pela metade. O candidato deve completar as palavras com as letras que faltam.

Mas não pretendo me aprofundar no formato da prova – pelo menos por enquanto. Isso é assunto para um outro post exclusivo.

[Fonte: ]
[Fonte: Online- Einstufungstest – Deutsch als Fremdpsrache]

Compartilhando experiências

A Luane Vacchi é estudante de Turismo na ECA-USP e queria conquistar uma vaga no Winterkurs 2015 para estudar alemão em Berlim. Por conta disso, ela me procurou para fazer aulas mais focadas especificamente na preparação para o exame, pois ela já tinha uma base bem sólida do idioma.

No decorrer das nossas aulas, ficamos surpresos com a escassez de informações sobre o Test onDaF. Além de não existir material didático preparatório oficial – como é o caso de outros testes dessa natureza (Start Deutsch, Goethe Zertifikat B2, DSH … ) – as informações disponíveis na internet eram bem limitadas e, na maioria dos casos, apenas replicavam o que a página oficial do exame apresentava.

Pensando nisso, propus para a Luane que ela compartilhasse a experiência dela com a prova aqui no blog e ela concordou imediatamente!

Nossa ideia é tentar criar mais referências para que outras pessoas que pretendem futuramente fazer essa prova não se sintam tão desamparadas e possam ter uma noção mais concreta do que esperar do Test onDaF.

Se você precisa fazer a prova e está entrando em desespero com a falta de orientações específicas, já pode sossegar. Senta aí e vai acompanhando a história:

Luane Vacchi 02
” Olá! Meu nome é Luane 🙂 “

Onde/quando você fez a prova?

Eu fiz a prova em uma escola de alemão em Campinas, mas no site do Test onDaF, eles fornecem uma lista de todas as instituições que você pode fazer a prova.

Por qual motivo você decidiu fazer a prova?

Fiz o Test onDaF porque estava prestando uma bolsa de intercâmbio para o DAAD e para isso necessitava do nível B1 no teste.

Com quanto tempo de antecedência você começou a se preparar?

Me preparei para essa prova em torno de 3 meses e meio, com uma hora por semana de aula particular e mais 2 ou 3 horas de estudo em casa (sim, também me parece pouco).

Que estratégias você utilizou para se preparar para a prova?

No meu caso, sempre tive mais facilidade em falar alemão do que escrever e principalmente a gramática (algo que sempre me assustava). Então as aulas e meu estudo foram sempre voltados para aumentar meu vocabulário – de acordo com um tema específico – e também em entender a lógica do Test onDaF.

Que tipo de material você utilizou para estudar?

Através de alguns jogos (como o jogo da memória) e muitos Wortigel foi como me preparei no início (primeiros 2 meses) e após esse período procurei entender a dinâmica da prova e fazer muitos simulados. Na internet, as informações são muito escassas e o simulado da página do Test onDaF é muito fácil. Então, contei com a ajuda do meu professor, tanto para os simulados como para descobrir algumas informações sobre a prova.

Isso é um Wortigel!
Isso é um Wortigel!

Como foi a dinâmica dos exercícios? Sobre quais temas eram os textos?

A prova possui 8 textos sobre diferentes temas (na minha prova, pelo que me lembro, caiu sobre alimentação saudável, trabalho, arte) e dentro de cada texto existem 20 lacunas que precisam ser preenchidas em até 5 minutos. As lacunas podem ser de todas as classes gramaticais: verbo, preposição, artigo, adjetivo, substantivo, etc. Então, entender a construção da frase e conseguir analisar qual é a ordem gramatical da palavra que precisa ser preenchida é o primeiro passo (o que fez com que meu pavor pela gramática fosse sanado). Após isso, é preciso ver quantas letras da palavra são fornecidas e, a partir disso, será preciso preencher até obter o dobro de letras mais uma. Ler o texto até o final e não “travar” em nenhuma palavra, passar para o próxima, e caso sobre tempo, volte: essas dicas foram essenciais para mim e me ajudaram muito!

Você considerou a prova difícil? Qual foi a maior dificuldade na resolução dos exercícios?

A prova parece simples e fácil mas, para mim, foi muito difícil, pois cobrava muitos pontos que eu tinha dificuldade, como já contei acima. Essa preparação foi essencial, sem a qual eu com certeza não teria conseguido o nível que precisava. Mas com uma boa preparação e com as dicas que pontuei acho que é possível conseguir sim!

Que dica você daria para uma pessoa que está se preparando ou pretende fazer o Test onDaF?

Por fim, acho muito importante não estar nervoso (sei que é difícil). Será você mesmo que irá iniciar a sua prova, então procure respirar fundo e se tranquilizar antes da prova começar.

aprender alemão

Curtiu?

E você? Também vai fazer o Test onDaF? Como está estudando para a prova? Conte para a gente aqui nos comentários!

Salvar

Salvar

COMMENTS

  • Alexandre Miziara

    O teste pode ser feito a qualquer momento ou existem datas/períodos específicos? Se eu for reprovado, existe um limite de espera para tentar novamente?

  • matheus rocha

    Ola, muito obrigado por compartilhar experiências.
    Houve alteração do nível exigido no teste OnDaF? Sempre foi exigido nível B1 para todos os ingressantes?

  • laila lorenzon

    ei, muito obrigada por compartilhar isso!!
    mas ainda to meio perdida, nao to achando nenhum material pra estudar 🙁 voce tem dicas mais especificas do que estudar? focar na gramatica, nos substantivos, verbos??
    tenho um mês so pra estudar e to surtando! por favor me ajudaa ahahah

Sag mal was! · Comente!