dicas de sites para praticar leitura

10 sites alemães para praticar leitura sem bocejar

Ler em alemão não precisa te deixar com aquele sono infinito.

Você não tem a menor obrigação de ficar lendo a mesma velha e chata pauta de sempre só porque precisa praticar o alemão.

O segredo para deixar a leitura mais divertida é conhecer sites com pautas alternativas com informações relevantes e que realmente despertem o seu interesse.

Para resolver esse problema, fiz uma seleção de sites para você praticar a leitura em alemão sem ter que ler os mesmos temas chatos de sempre.

Se você só ficava sempre no mesmo jornal de sempre, pode parar de perder tempo e escolher um desses daqui:

Bento

bento logotipo

Capitaneado pela mesma editora da tradicional revista alemã Spiegel, o site bento é  lugar on de o público jovem pode ler sobre as últimas tendências na internet, dicas de viagens, artigos sobre igualdade de gêneros, comida, arte, música e também uma pitada de humor internético. Tudo isso vem sempre em um tom bem descontraído e aquela pitada de pessoalidade que tanto falta aos jornais “grandes e sérios”.

NEON

capa da revista NEON

Um dos temas mais presentes nas reportagens da NEON é esse estranho processo de “tornar-se adulto”.

Voltada para o público de estudantes e jovens adultos, a revista tem uma linguagem visual bem moderninha e que realmente prende a atenção. A equipe de redação não tem vergonha nenhuma de usar o mesmo vocabulário informal de seu público e  abordar todos os temas que os jovens realmente querem ouvir, sem o verniz de frieza e formalidade que vemos em tantas revistas por aí.

O nosso destaque vai para os relatos pessoais publicados pelos próprios leitores com pseudônimos. Senta e se segura porque algumas vão te deixar com o coração na boca!

banner_escutar-sem-tedio

Bravo

logotipo Bravo

O site Bravo reúne aleatoriedades virtuais como textos curtinhos sobre o joguinho de celular da moda, as últimas dos YouTubers, dicas de verão, as hashtags mais populares do Instagram  e tudo aquilo que só a internet faz por você.

Uma dica especial para quem está aprendendo aleãmo são as fotonovelas.

Em geral, os temas não são lá muito profundos e filosóficos, mas vamos combinar: você está aqui para colocar em prática esse alemão que fica empoeirando na sua cabeça, e não para ter revelações existencialistas!

Pode esquecer o preconceito com as fotonovelas. Pensa que é uma história em quadrinhos, mas feita com fotos ao invés de ilustrações. Deixe-se supreender!

BuzzFeed

logo_buzzfeed

Sim, ele mesmo! Aposto que você nunca teve a ideia de xeretar o BuzzFeed alemão para conhecer a zuêra germânica.

É uma técnica meio inusitada, mas ficar lendo listinhas de zuêra pode ser uma estratégia ridiculamente eficaz para ler coisas simples em alemão.

Isso é mais recomendável para iniciantes, já que o máximo de texto que você vai encontrar é legenda de fotos inusitadas. Mas, acredite em mim, isso pode te absorver por horas a fio!

Se você tem preguiça até de ler o BuzzFeed, experimente seguir pelo menos a conta do Twitter deles. Mas se nem isso você quiser fazer, então a proporção astronômica da sua preguiça não vai te deixar aprender alemão nem com milagre.

banner_habitos_eficazes

VIP

logotipo VIP

Estrelas, celebridades, estilo, televisão, cinema, compras: é isso que você encontra na VIP.

Ler uma revista de celebridades talvez não seja exatamente o seu ideal de leitura. mas já imaginou usar isso como fonte para praticar alemão?

Nessa hora, pode ser bem útil deixar o esnobismo intelectual de lado e se deixar levar pelas pequenas matérias.

Afinal, todos nós precisamos confessar que não temos muita ideia de quem sejam as celebridades e sub-celebridades alemãs e nem o que se fala sobre elas.

Lembre-se sempre: o alemão é a sua língua estrangeira e você precisa mergulhar na língua ao invés de desprezar os textos produzidos com ela!

Blogrebellen

logotipo blogrebellen

Com artigos sobre música, curtas-metragens, cultura pop, e, além dos clássicos What the fuck da internet, o Blogrebellen põe em prática o melhor do formato blog com o bom jornalismo e uma boa dose de entretenimento.

Ali você pode encontrar entrevistas com rappers, notícias sobre artistas de rua e grafiteiros de Berlin, comentários sobre festivais de música, redes sociais entre outros temas que você nunca vê naqueles telejornais ditos “sérios”.

A leitura pode ser um pouco mais pesada, já que inclui muitas expressões de linguagem coloquial e até mesmo gírias. Por isso, indico apenas para quem já se desembaraçou das regras básicas de gramática e para quem tem mais experiência com o idioma. Se é o seu caso, então é só se esbaldar!

por que artistas deveriam aprender urgente alemão

Krautreporter

logotipo Krautreporter

Basicamente, a proposta do Krautreporter é ser um veículo independente que aborda os velhos temas por novos ângulos.

Ainda que a pauta seja centrada em política, economia e sociedade, as questões colocadas pelas reportagens do Krautreporter nunca causam tédio ou aquela sensação ruim de não estar entendendo nadinha sobre o tema.

Mesmo quando discute questões sociais complexas (como os tiroteios em lugares públicos na Alemanha), o Krautreporter assume um tom direto, sem floreios e sem a falsa pretensão de imparcialidade dos veículos mais tradicionais.

Para quem tem um alemão mais maduro e quer abrir a mente, o Krautreporter é uma ótima opção!

Vice

VICE_logo_02

Você provavelmente já conhece o Vice por sua versão brasileira ou mesmo a americana.

A ideia aqui é usar os temas quentes e as histórias bem farejadas do VICE alemão para ler sobre algo interessante e ainda de quebra entrar em contato com um vocabulário mais refinado.

O espectro de temas é bem amplo e os textos nem sempre são tão complexos assim, o que faz do VICE uma ótima fonte tanto para os estudantes mais experientes quanto para quem acabou de entrar no nível intermediário.

como fala maria-chuteira em alemão

Rolling Stone

logotipo rolling stone

Outra dica de versão germânica de uma revista internacional que pode espantar a sua preguiça de ler textos em alemão é a Rolling Stone.

Afinal, por que não usar o alemão para se atualizar das últimas novidades daquele seriado ou de um novo filme?

Ao contrário das revistas de fofoca pura sobre celebridades alemãs, a Rolling Stone vai falar das bandas, músicos e atores que você já conhece bem, mas com um vocabulário que você ainda vai aprender.

Permita-se unir o útil ao agradável!

UNICUM

Eu sempre tive a impressão de que ser estudante (Student) na Alemanha é algo bem diferente do que no Brasil. Leia uma revista estudantil como a UNICUM e você vai perceber imediatamente do que estou falando.

Assim como os outros títulos do gênero, a pauta da UNICUM é focada em tudo aquilo que mais aflige os estudantes: dicas para se dar bem naquela entrevista de emprego e conseguir o estágio, como sobreviver à época de provas na faculdade, como encontrar um lugar para morar durante o curso etc.

Falando assim, pode parecer tudo muito banal. Mas tente ler duas ou três reportagens e você perceberá o que é o estilo de vida de estudante na Alemanha! Quem sabe você não pega umas dicas para usar na sua vida mesmo morando no Brasil?! 😉

mais dicas de alemãoE aí, gostou das nossas dicas de sites alemães?

Você conhece outros sites realmente divertidos para praticar leitura em alemão? Divida com a gente nos comentários!

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe um comentário!