Semana da língua alemã 2018

[07·15/Abr] Semana de Língua Alemã promove atividades culturais em todo país

De 07 a 15 de Abril, amantes da língua alemã de todo o Brasil poderão aproveitar a Semana de Língua Alemã para mergulhar na língua alemã e na cultura dos países germanofônicos (Suíça, Áustria, Alemanha, Liechtenstein e Bélgica).

Nos mais diversos cantos do país, palestras, exposições, debates, shows, visitas guiadas em museus, mostras cinematográficas vão te dar aquela imersão refrescante na língua alemã!

Dá só uma olhada na infinidade de eventos porque, de repente, tem alguma coisa rolando aí bem do seu lado. Vamos combinar: não dá para desperdiçar essa oportunidade de ficar mais pertinho da cultura germânica só por causa de preguiça, né!

Semana de língua alemã: programação temática

Inclusive porque a página oficial do evento já te fez o favor de organizar direitinho as atividades separadas por tema:

  • Dança/Música
  • Educação
  • Exposição
  • Festa
  • Cinema
  • Gastronomia
  • Palestra
  • Teatro

semana de língua alemã 2018

Ou seja, tem para todos os gostos! A galera der Recife que quiser bater um papo gostoso, poderá ir lá gastar o seu alemão no Stammtisch, enquanto o pessoal de Porto Alegre já vai se arrumando para curtir no mesmo dia uma balada com música eletrônica alemã com o DJ Barnet de Berlin.

Mas se você é mais da música erudita, poderá curtir a orquestra e o coral da UFPel apresentando peças de compositores alemães lá em Pelotas (RS).

Estudando alemão por conta própria? Então não deixe de conferir essas dicas de ouro  para fazer o seu precioso tempo de estudo render mais 

Se engana quem acha que toda essa programação rica está no sul só por causa das colônias! O pessoal lá da EEEP Juaréz Tavora não ficou para traz e vai brindar o pessoal de Fortaleza com uma bela apresentação de peças de J. S. Bach para violino e piano.

E para quem pensa que música alemã só pode ser erudita, essa apresentação de hip-hop no colégio Santo Antônio em Belo Horizonte vai trazer ajudar a te mostrar a face moderna e os sotaques urbanos da música em língua alemã!

música alemã

Se você prefere curtir a calma uma exposição, vá ao Instituto Martius-Staden em São Paulo (SP) conferir essa exposição que resgata e renova, em uma linguagem mais moderna, a tradição dos naturalistas alemães do século XVII e XVIII. Mas como nem toda exposição precisa ser de artes visuais, o Goethe-Institut de Salvador (BA) tratou de mostrar como as invenções alemães mudaram a forma como as pessoas vivem (inclusive você, viu!).

por que artistas deveriam aprender urgente alemão

Culinária germãnica na Semana de Língua Alemã

Está achando a programação cult demais para o seu gosto?

Então pode afrouxar o cinto da calça porque comida é o que não falta na semana de língua alemã!

Vai ter workshop de culinária no colégio Benjamin Constant (São Paulo – SP), outra oficina de culinária no Goethe-Institut do Rio de Janeiro (RJ), aula em Fortaleza (CE) sobre como fazer Lebkuchen ou então sobre como fazer pães alemães lá em Belém (PA). Como se não bastasse tudo isso, ainda vai rolar umas boas comidinhas alemãs em Belo Horizonte (MG) e uma aulinha de como preparar pratos tipicamente alemães e austríacos lá em Campinas (SP).

Programação cinematográfica na Semana de Língua Alemã

E, depois de matar todas as lombrigas, ainda dá para curtir uns bons filminhos alemães.

O pessoal de Aracajú (SE) vai poder chamar a galera para pegar aproveitar uma sessão de Lola rennt (Corra Lola, corra!), enquanto o Deutscher Filmklub da USP vai exibir em São Paulo (SP) o filme suíço “Mulheres Divinas” – que aliás também vai ser exibido em Belo Horizonte (MG).

O cinema infantil também não foi esquecido e vai contar com uma sessão lá em Brasília (DF) e outra em Belém (PA), na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará!

Semana da língua alemã festival de cinema em Brasília

Palestras e literatura

E a fartura cultural não para por aí!

Quem tem interesse em estudar na Alemanha, vai poder contar com palestras informativas em Domingos Martins (ES), em Florianópolis (SC), em Vitória (ES) entre outros.

E, para os amantes da literatura, evento é o que não falta! Na verdade, é tanta coisa que dá até para se perder. Em Pelotas (RS), vai rolar um debate bacana sobre a imagem da Idade Média na literatura infato-juvenil de língua alemã. A literatura infantil também marca presença nas sessões de contação de histórias em Nova Petrópolis (RS) e no colégio Benjamin Constant em São Paulo (SP).

Mas quem acha que criança só tem a ver com contos de fadas, está muito enganado! Lá em Belo Horizonte (MG), a gurizada do Colégio Santo Antônio vai lançar um minidicionário ilustrado de alemão produzido por elas próprias. E você aí ainda arranjando desculpinha esfarrapada para não estudar alemão!

Especialmente o pessoal do Espírito Santo não vão passar vontade de literatura. Vai ter debate sobre Morte em Veneza de Thomas Mann no núcleo de línguas da UFES em Goiabeiras (ES), vai ter Mostra de Literatura e debate crítico sobre o impacto da literatura alemã segundo escritores capixabas em Domingos Martins (ES).

filmes alemães para criançasA programação dessa semana de língua alemã está tão eclética que vai ter até missa e culto luterano realizados em alemão!

Olha, se eu fosse você, não perderia essa chance de curtir tantos eventos voltados para a língua alemã e a cultura dos países germanofônicos. Aproveite porque essa é a hora de se encharcar de língua alemã e por em prática tudo o que você já aprendeu!

Se você ainda está engatinhando no alemão e está procurando seu rumo nessa aventura, quem sabe você não se anima a dar aquela anabolizada nos estudos 😉

Deixe de corpo mole, confira toda a programação completinha aqui e não deixe essa oportunidade escorrer pelos seus dedos!

germanofonia

One thought on “[07·15/Abr] Semana de Língua Alemã promove atividades culturais em todo país”

Deixar uma resposta