Revisar vocabulário em alemão jogando: testando o Babadum

Revisar vocabulário em alemão é uma tarefa eterna.  Por sorte, há alternativas boas para fazer isso de maneira leve e descontraída.

Hoje em dia, existem dezenas de aplicativos e jogos on-line disponíveis para você que quer dar aquela atualizada no vocabulário em alemão mas não quer se prender aos livros didáticos dos cursos tradicionais.

Para poupar seu precioso tempo, experimentamos o Babadum, uma opção que você definitivamente precisa incluir na sua rotina de estudos de alemão!

Como funciona?

O Babadum é um joguinho on-line bastante intuitivo que testa seu vocabulário de maneira lúdica. É uma maneira ótima de se manter estudando alemão e revisando as palavras sem precisar sofrer!

Em primeiro lugar, você precisa ir até a página inicial do jogo (clicando →aqui←, por exemplo!). Você vai encontrar uma tela assim:

Revisar vocabulário em alemão com o Babadum

Nessa tela, é só clicar em “Spielen” (ou “Jogar” ou “Play”, como quer que seja). No nosso caso, os menus estão todos em alemão, mas isso vai depender muito de qual idioma você tem configurado no seu computador!

Depois de ter clicado, você vai aterrisar direto na área principal do jogo, sem enrolações. No canto inferior direito, você vai encontrar as inúmeras opções de idiomas. Basta clicar sobre a bandeirinha da Alemanha

Um dos grandes pontos positivos do Babadum é a grande paleta de idiomas disponíveis.

A dinâmica é a mesma de um quiz: você precisa acertar qual é o significado da palavra exibida pelo jogo. Exceto isso, não há muitas regras que compliquem desnecessariamente a diversão. Não há metas, fases ou truques que te forcem a pensar em nada além do essencial: revisar vocabulário em alemão.

Variando as estratégias para revisar vocabulário em alemão

Clicando na bolinha localizada no canto superior esquerdo, você encontra um menu com diferentes modalidades de jogo e uma opção aleatória, que mistura todas as anteriores. No fundo, são apenas jeitos diferentes de revisar vocabulário em alemão.

São quatro modalidades de jogos, mais uma opção que randomiza todas as outras.

Clicando na bolinha com um “A” no meio cercado de quatro pontinhos, uma palavra é apresentada a você por escrito e você precisa clicar na imagem que corresponde a seu significado.

A lógica é quase a mesma na opção com um pequeno triângulo horizontal ao centro. A única diferença é que a palavra é apresentada por uma gravação sonora. Isso é muito conveniente para não deixar de praticar também a compreensão oral!

Na opção com um ponto ao centro cercado de letrinhas, a lógica é inversa: é apresentada uma figura e você precisa clicar na palavra correta entre quatro alternativas possíveis.

Enfim, clicando na opção com umas letrinhas circuladas, você verá uma imagem e terá de clicar nas letras corretas para escrever por extenso a palavra correspondente. Das quatro modalidades do jogo, é a maneira mais desafiadora de revisar vocabulário em alemão, uma vez que você precisa conhecer de cor a ortografia exata da palavra. Já nas outras opções, é possível “chutar” e acertar a resposta correta mesmo que você não tenha muita certeza de certas minúcias ortográficas.

Prós

Um dos pontos que chama a atenção no Babadum é o grande número de idiomas disponíveis para praticar. É claro que, para nós aqui, a intenção é revisar vocabulário em alemão. De todo modo, ver que existem tantas opções diferentes não deixa de ser um atrativo interessante, principalmente em línguas mais raras em aplicativos, como norueguês, russo e mesmo esperanto.

Outra vantagem imbatível do Babadum é a qualidade do material usado. As ilustrações são bem claras e didáticas, o que ajuda muito quem está jogando. Pode parecer uma coisa óbvia, mas muitos joguinhos e aplicativos que deveriam servir para revisar vocabulário em alemão acabam apenas trazendo mais confusão com fotos ruins e ilustrações ambíguas que não deixam bem claro o sentido da palavra. Também merece destaque a qualidade e a clareza das gravações, que ajudam bastante a aprimorar a compreensão auditiva.

alemão pronúncia

Além disso, o Babadum tem também o mérito de trazer uma paleta ampla de vocabulário prático do dia-a-dia. Ao contrário de outros joguinhos similares que se concentram apenas em palavras de nível básico como “cachorro”, “mesa”, “camisa” etc., o Babadum consegue ir além e te desafiar a acertar como se diz coisas como “estalactite”, “coxa”, “por a mesa” e “presilha tic-tac” em alemão. Então, a diversão e o aprendizado estão garantidos mesmo que você acha que domina bem o vocabulário do alemão!

Contras

De todo modo, precisa ficar o alerta aqui que o Babadum é um jogo pensado apenas para revisar vocabulário em alemão. Isso significa que ele apenas testa o conhecimento que você já adquiriu antes e não serve tão bem para adquirir vocabulário novo. Ou seja, esse é um jogo que serve mais dar aquela manutenção preventiva no seu aprendizado e evitar que vocẽ esqueça o que você já aprendeu de fato.

Outro limite do Babadum é que, por estar baseado em material visual, ele não consegue abranger vocabulário relacionado a conceitos mais abstratos. Ou seja, ele trabalha muito bem com substantivos concretos e verbos mais figurativos, como “cozinhar”, “martelar”, “caverna”, “iceberg” etc. Por outro lado, conceitos menos “desenháveis” acabam ficando de fora.

verbo haben em alemão

Um último ponto que pode fazer falta com o tempo é a simplicidade da mecânica do jogo. Ironicamente, uma das maiores vantagens do jogo é também um dos seus maiores limites. Não existem opções para competir com outros jogadores, estratégias de gamificação e também não há opções de níveis de dificuldade.

Ṕor ser um jogo “aberto”, não há fases nem meta. Se, por um lado, isso facilita a vida de quem está cansado demais para pensar muito, por outro lado, esses mini-desafios podem fazer falta a longo prazo.

Revisar vocabulário em alemão com o Babadum vale a pena?

O Babadum é um recurso incrível para quem precisa continuar a revisar vocabulário em alemão mas não quer ou não pode desperdiçar muito tempo com tarefas complicadas demais ou exercícios entediantes. Por ser um jogo aberto e sem regras complicadas, é uma ótima maneira de aproveitar aqueles dez ou quinze minutinhos inúteis de maneira produtiva e ao mesmo tempo relaxante.

Sem sombra de dúvida, o Babadum merece e deve ser integrado no seu arsenal de estudos de alemão!

germanofonia

COMMENTS

Sag mal was! · Comente!