pronúncia em alemão

7 exercícios infalíveis para lapidar sua pronúncia em alemão

Muita gente nem tenta aprender alemão com medo de ter que rasgar a garganta e sair cuspindo por ai. Mas, com esses exercícios simples, você deixa sua pronúncia em alemão brilhando para ninguém botar defeito!

“Preciso mesmo aperfeiçoar minha pronúncia em alemão?”

Seja por preguiça, por medo ou por autoconfiança, você quase sem querer se perguntou isso quando leu o título desse artigo. Eu sei, dá para ver isso na sua cara.

Verdade seja dita: praticar fonética não é a coisa mais empolgante do mundo. Provavelmente você gostaria de passar esse tempo jogando, assistindo uma série, tomando um café, uma cerveja artesanal ou qualquer outra coisa mas instagramável.

Porém, se você quer continuar sair dizendo por aí que realmente fala alemão, não dá para ficar pagando mico na pronúncia em alemão, né! Afinal de contas, qualquer deslize fonético e você pode acabar trocando “calça” (Hose) por “rosa” (Rose). E, vamos combinar, nem eu nem você quer que isso aconteça, não é?

Então, largue de preguiça e faça jus ao alemão que você diz para todo mundo que tem! 😉

Escute textos e leia a transcrição simultaneamente

Sensibilizar seu ouvido para a sonoridade do alemão é o primeiro passo para captar certas sutilezas fonéticas e não fazer feio na hora de falar. Eu sei. Você já cansou de escutar todo mundo batendo nessa tecla.

Mas, a bem da verdade, muita gente continua insistindo em queimar essa etapa. Resultado: lá na frente, a língua acaba se enroscando toda na hora de falar.

praticar audição em alemão

Por isso, é bem importante escutar áudios em alemão e, ao mesmo tempo, ler a transcrição. Com esse exercício, você vai conseguir identificar por si só as regularidades fonéticas mais frequentes do alemão e concentrar seus esforços nos pontos mais complexos.

Aprenda o alfabeto fonético

Anotar com exatidão como são pronunciadas certas combinações de sons é sempre útil. Especialmente os encontros consonantais dão bastante trabalho!

O que acaba acontecendo muitas vezes é que a pessoa não sabe muito bem como fazer essas anotações.

Frequentemente, as combinações de letras e símbolos que usamos na nossa ortografia não dá conta de representar com precisão os sons que nosso ouvido capta.

Resultado: tempo e energia desperdiçados à toa.

Se comprometa com a clareza da sua pronúncia em alemão e não se esqueça de se divertir no caminho!

Se você realmente leva seus estudos de alemão a sério e não pode ficar desperdiçando tempo com exercícios ineficazes, então aprenda o alfabeto fonético.

Prometo para ti: é menos difícil do que parece.

Você vai precisar dedicar apenas poucos minutos e as vantagens são enormes. Poder anotar cada som com um símbolo exclusivo te dá maior precisão na hora de praticar a pronúncia do alemão.

Sua língua nunca vai mais ficar enroscada bem no meio da palavra! Sem contar que você nunca mais vai ter aquele problema de não entender a sua própria anotação no livro depois de uma semana 😉

Karaokê

Mesmo em casa e sem amigos semi-alcoolizados por perto, karaokê é sempre uma boa pedida! Principalmente quando você precisa dar firmeza para sua pronúncia em alemão.

Escolha uma música que te agrada, coloque os fones de ouvido e tire a vergonha de errar!

O ritmo da música vai naturalmente manter a sua fluência nas palavras e nas frases. Afinal de contas, é quase impossível cantar sem se manter no tempo que o acompanhamento intrumental te impõe. Isso tudo sem contar que, na empolgação, você até esquece que está estudando alemão!

E não tem problema nenhum se você não consegue decorar a letra inteira. Ninguém aqui está competindo em um show de talentos. Se comprometa com a clareza da pronúncia e não se esqueça de se divertir no processo 🙂

Monólogos

Versão menos musical do exercício anterior, praticar monólogos te ajuda a pronunciar com mais nitidez aqueles fonemas do alemão que sempre saem embaraçados da boca.

Leia em voz alta um texto de sua escolha na frente do espelho. Preste atenção em como seus lábios se movem. Tente ganhar consciência da posição da sua língua. Repita os trechos que te causam mais dificuldades.

Se você não se entusiasmou com a ideia e precisa de um desafio, experimente fazer esse exercício com trava-línguas. Não pare até acertar sem gaguejar a pronuncia em alemão disso aqui:

Blaukraut bleibt Blaukraut und Brautkleid bleibt Brautkleid

Ou então esse outro trava-línguas aqui:

Zwischen zwei spitzen Steinen saßen zwei zischende Zischelschlangen und zischten

E aí, que tal o desafio? 😉

Exceto para quem é das artes cênicas, esse exercício pode ser um tanto desconfortável. Dê uma segunda chance e deixe de lado essa vergonha besta! Você vai ganhar uma consciência articulatória astronomicamente maior depois desse exercício. Permita-se deixar sua fonética limpinha e afiada.

pronúncia do alemão

Grupos rítmicos

Você já teve aquela frustração de ter uma frase completa formada na cabeça mas não conseguir pronunciá-la sem tropeçar 486 vezes até o fim? Para acabar de vez com esse problema, você só precisa praticar mais os grupos rítmicos.

Ao ler um texto em voz alta, preste atenção nos agrupamentos silábicos. Em geral, as frases se organizam em pequenos bloquinhos silábicos, agrupados em torno de uma sílaba mais forte. Perceba que esses “bloquinhos” podem, às vezes, reunir mais de uma palavra!

Em uma frase como:

Am Morgen fahren mein Bruder und meine Schwester mit der Bahn zur Arbeit

é fácil reconhecer alguns grupos rítmicos:

Am Morgen | fahren | mein Bruder und meine Schwester | mit der Bahn | zur Arbeit

A ideia básica é não quebrar esses grupos rítmicos no meio. Se você precisar fazer uma pausa – para respirar, para pensar no resto da frase, etc. – é melhor interromper antes ou depois de cada grupo rítmico. Isso tira aquela impressão ruim de fala “gaguejada”.

Monte seu portifólio sonoro particular

O melhor jeito de aperfeiçoar sua pronúncia em alemão é praticar com consistência. Porém, seus exercícios vão render ainda mais resultados de longo prazo se você for construindo, pouco a pouco, um portifólio sonoro.

Não se assuste!

A ideia aqui é bem simples. Grave com o seu celular alguns textos ditando-os em voz alta.

No começo, é normal se engasgar com algumas combinações de consoantes mais encrencadas. Não se deixe frustrar pelas gaguejadas que eventualmente aparecerão. Repita tantas vezes quanto for necessário até que você sinta que saiu bom.

como aprimorar o alemão

Se você tiver a paciência de manter essas gravações organizadas e armazenadas em algum lugar (celular, computador, nuvem, etc.), isso tudo vai constituindo um grande acervo de estudo para você revisitar sempre e ir aprimorando a sua fonética.

Em pouco tempo, você será capaz de identificar os próprios erros que cometia antes.

Perca a vergonha da sua própria voz e experimente essa técnica. Os resultados aparecem bem mais rápido do que aquela dieta sem vergonha de internet! 😉

Auto-ditado

Praticar pronúncia do alemão tem o grande inconveniente de depender de alguém ali do lado te dando instruções a todo momento. Afinal, é praticamente impossível saber por si só se você está pronunciando a palavra do jeito correto, certo?

Quase.

Se você vivesse em algum momento até o final dos anos 90, isso até poderia ser verdade. Por sorte, você vive em um mundo onde existe Google Translator.

Sim. Ele mesmo. Google Translator.

Mas, você vai esquecer completamente as traduções nem sempre confiáveis que o aplicativo te dá. Ao invés disso, a técnica aqui é usar a função de microfone como entrada de texto.

200 palavras alemãs que você já deveria saber

Parece complicado, mas é libertador! É só fazer o seguinte:

  • Pegue seu celular
  • Abra o Google Translator
  • Na tela inicial, selecione o alemão como idioma de partida
  • Clique em cima do ícone de microfone
  • Fale em voz alta uma palavra qualquer em alemão.

Se você tiver essa palavra escrita na sua frente (no livro didático, por exemplo), é melhor ainda!

Agora pare e confira se o Google Translator transcreveu a palavra exatamente como você leu. Se a grafia estiver 100% idêntica, parabéns! Isso significa que a sua pronúncia está boa o bastante. Isto é, pelo menos ela pôde ser reconhecida corretamente por um aplicativo programado para isso 🙂

Para ser bem sincero, essa técnica não é completamente isenta de desvios. Mas, pelo menos, você consegue agora treinar fonética o dia inteiro sem precisar ter a professora ou o professor ali do seu lado!

Aplicativos treinadores de pronúncia

Talvez esta técnica de estudo te deixou com uma orelha em pé de desconfiança.

Sim, eu entendo você perfeitamente.

O reconhecimento de voz do Google pode ter suas lacunas e, se você é daquelas pessoas que sempre têm um pé atrás com tudo, você certamente foi testando o Google Translator até encontrar suas falhas.

Se você não se adaptar bem com essa técnica, você pode recorrer também a outros aplicativos específicos para treinar a pronúncia do alemão.

palavras alemãs ridiculamente específicas

O aplicativo Forvo traz um vasto acervo de palavras de diversos idiomas do mundo (alemão, inclusive!) gravadas por falantes nativos. Sou suspeito para dizer, mas o Forvo jamais vai te deixar na mão quando o assunto é checar a pronúncia correta de palavras isoladas.

Se você quer firmar sua pronúncia em sequências mais longas, aí você ainda vai precisar da sua Deutschlehrerin ou do seu Deutschlehrer. De todo modo, contar com essa opção é uma das infinitas vantagens que a internet trouxe para quem quer aprender alemão!

Agora, vai imaginando ai como era ter de estudar isso no jurássico mundo das fitas-cassete 😉

Áudios em alemão
“Master – Deutsch Eins für Aus”

Uma última advertência

Bem, sinto muito. Agora acabou o seu estoque de desculpas esfarrapadas para não aprimorar sua pronúncia em alemão. Antes que você volte para as redes sociais para compartilhar esse post com todo mundo, quero te dar uma advertência.

Para sua pronúncia em alemão ficar realmente afiada como você quer, não basta fazer só um desses exercícios. Isso seria mais ou menos como comer um único raminho de couve-flor na semana inteira e achar que vai emagrecer e ficar mais saudável por causa disso.

Não vai.

Os resultados mais eficientes aparecem quando você põe em prática uma combinação de todas essas técnicas de estudo. Falando assim abstratamente, parece pesado. Porém, no dia-a-dia, você vai ver que um exercício acaba naturalmente puxando o outro!

Quando você menos esperar, já estará aplicando tudo de uma maneira bem integrada e quase inconsciente!

Gostou das nossas dicas para praticar pronúncia do alemão?

Então não deixe de conferir também nossos outro artigos sobre o tema:

E não se esqueça também de compartilhar essas dicas com todo mundo nas redes sociais! Você nunca sabe quando tem alguém precisando desse socorro providencial 😉

2 thoughts on “7 exercícios infalíveis para lapidar sua pronúncia em alemão”

Deixar uma resposta