10 variantes regionais de pão em alemão

Dizer pão em alemão é uma das primeiras coisas que todo mundo aprende no curso. O que nem todo mundo aprende é que as palavras do livro didático são apenas uma alternativa entre muitas outras possíveis!

Variantes regionais de pão em alemão

São grandes as chances de você ter aprendido a dizer pão em alemão como »Brötchen« ou mesmo »Brot« (embora não sejam exatamente a mesma coisa).

A verdade é que existem muitas outras variantes regionais possíveis em alemão, que são tão ou até mesmo mais utilizadas do que os nomes “oficiais”, por assim dizer. Dependendo da região da Alemanha em que você estiver, você poderá escutar uma palavra bem diferente para »pão« e isso certamente vai te causar algum estranhamento!

Esse mapa elaborado pela Universität Salzburg mostra direitinho onde cada palavra é usada:

A imagem pode conter: texto
“É assim que os alemães pedem pãozinho no padeiro”. Fonte: ZDF Kultur

Aprender variações de pão em alemão, para quê?

Sim, tenho certeza que você está se perguntando exatamente isso agora: “afinal, se eu já conheço a palavra oficial para pão em alemão, por que devo me dar ao trabalho de aprender variantes regionais?“.

É claro que sempre dá trabalho aprender sinônimos diferentes para a mesma coisa. Acontece que, especialmente nesse caso particular de »pão«, esse trabalho vale bastante a pena. Isso porque, principalmente quando se trata de comida, as variantes regionais tendem a ser usadas com bastante frequência.

Palavras alemãs ridiculamente específicas

Se você vai à padaria matar a vontade do tão famoso pãozinho alemão, você vai ter de conversar com um padeiro ou vendedor que muito provavelmente cresceu naquela região. E sendo assim, ele muito provavelmente vai usar as palavras locais que ele cresceu ouvindo.

Ou seja, existe uma chance grande de rolar um ruído de comunicação nessa hora! É claro que com um pouquinho de boa vontade e outra dose de estratégia comunicativa, tudo acaba se resolvendo bem. Então, não há motivo para pânico! Porém, não se espante se a pessoa ao balcão perguntar se é um »Semmel« ou um »Weckerl« que você quer quando na verdade você pediu um »Brötchen«.

Curiosidades

A Alemanha é bem conhecida internacionalmente por sua panificação maravilhosa. Os alemães são apegados a seus pãezinhos e assados e os números não deixam mentir: cada lar alemão consome uma média de 57 quilos de pão por ano. Impressionante, não?

Outro sinal da paixão alemã pelos pães é a variedade de tipos. Segundo registros do Instituto Alemão do Pão (sim, isso existe!), há atualmente cerca de 3200 tipos diferentes de pães na Alemanha. Por sorte, não precisamos aprender 3200 palavras diferentes!

expressões idiomáticas em alemão com verduras

O que é mais intrigante é que, por outro lado, as tão famosas padarias alemãs vêm comendo o pão que o diabo amassou: a cada dia, duas padarias fecham na Alemanha. Um dos principais fatores dessa contradição é o conflito entre os padeiros tradicionais, que preservam técnicas locais ancestrais, e o avanço massivo da produção em massa das panificadoras industriais.

E aí, gostou de aprimorar seu vocabulário em alemão?

Se você achou interessante aprender essas variantes regionais de pão em alemão, então não deixe de compartilhar com teus amigos em todas as redes sociais! Afinal, você nunca sabe quem pode estar prestes a pagar mico em alemão só por não ter topado por acaso com esse post 🙂

Aproveitando que você chegou ao final desse post, que tal expandir ainda mais o seu vocabulário e deixar sua fluência oral em alemão tinindo? Clique nesses links e divirta-se!

germanofonia

Sag mal was! · Comente!