Universidade de Munique

O que todo mundo deveria saber sobre fazer graduação na Alemanha

Você aí que quer fazer faculdade na Alemanha: já parou para pensar que esse sonho está mais perto do que você imagina? Se isso te parece bom demais para ser verdade, eu tenho uma surpresa para você.

Você não tem a menor ideia do que é necessário para ingressar em uma faculdade alemã e já arranca os cabelos só de pensar em escrever toneladas de e-mails frios e ultraformais para uma instituição que vai te deixar plantado por séculos esperando uma resposta qualquer que seja.

Sabe o que eu acho mais chato nesse tipo de situação?

É a quantidade enorme de tempo perdido garimpando informações para, no final das contas, descobrir que elas são desatualizadas. Ninguém sabe dizer o que você precisa fazer exatamente.

Sair perguntando para todos os conhecidos por aí até parece uma boa ideia em um primeiro momento. Mas não é frustrante perceber que as pessoas estão te dando informações contraditórias?

Olha, se eu fosse você, pararia de ficar catando migalhas de informações duvidosas por aí e guardaria as úlceras para outro momento mais delicado [sei lá, cancelar assinatura da tevê a cabo ou algo assim] e consultaria diretamente esse guia aqui do Partiu Intercâmbio.

Como fazer bacahrelado em uma universidade alemãEm um único lugar, você encontra alistados todos os requisitos para pleitear uma vaga em uma universidade alemã e consegue respostas para as dúvidas que estão corroendo o seu cérebro aos poucos, tipo…

  • Precisa falar alemão para fazer graduação?
  • Posso começar a graduação direto logo depois do Ensino Médio?
  • Posso concluir na Alemanha um bacharelado já iniciado no Brasil?
  • Quanto custa fazer uma faculdade na Alemanha?
  • Como posso financiar meus estudos?

Não sei se com você é assim também, mas eu pessoalmente acho uma maravilha poder encontrar tudo sem precisar sair abrindo trilhões de abas do Firefox, Safari, Opera, Internet Explorer.

A Bruna Amaral – idealizadora do blog – reuniu em um único lugar todos os requisitos indispensáveis para qualquer candidato a uma vaga de graduação na Alemanha. Não há nada melhor do que se informar diretamente com alguém que trabalha 24 horas com isso.

Alguém que tem sete intercâmbios nas costas tem muito mais condições de te orientar do que seus amigos [nada contra eles!] e é muito mais confiável do que seguir a opinião de completos desconhecidos.

Se você realmente está a fim de embarcar nessa aventura de cursar uma graduação na Alemanha, é melhor usar a bússola de alguém experiente do que ouvir conselhos de mil marinheiros de primeira viagem.

E aí, ficou interessado?

Então pare de perder tempo e veja no post original com os seus próprios olhos tudo isso que estou contando!

Se você leu até aqui e ainda está achando impossível estudar na Alemanha, talvez mude de ideia depois de ler o guia.

E se isso acontecer, não esquece de voltar aqui para me contar, OK? 😉

aprender alemão

2 comentários a “O que todo mundo deveria saber sobre fazer graduação na Alemanha”

Deixe um comentário!