Motivo #13: palavras sem vogais

Você reclama que as palavras em alemão tem muitas consoantes, mas ainda não se tocou que uma palavra simples de uma certa língua fácil não nenhuma vogal. E aí, lembrou qual?

Talvez você não saiba, mas algumas línguas tem palavras sem nenhuma vogal. Bem, a maioria delas você jamais sonhou em aprender, mas tem uma específica que as pessoas insistem em rotular de »fácil« e que nem precisa ser estudada…

Só a título de curiosidade, listei alguns exemplos de línguas que contém palavras sem vogais. E desde já, vou estragar a surpresa: alemão não é uma delas.

Bateu a curiosidade? Então olha só que beleza e divirta-se tentando pronunciá-las:

Nesse momento, você deve estar olhando para a lista e se perguntando: ora, mas eu estou vendo um monte de vogais aí nas palavras em inglês! Curtain tem três, girl tem uma, certain tem três…

O que acontece é que, nesses casos, as vogais que aparecem na forma escrita não são pronunciadas oralmente.

Ao invés disso, o que se ouve é um som consonântico, que pode ser um r retroflexo [pense na pronúncia de porta no dialeto caipira] ou um l – é o que acontece na pronúncia de palavras como bottle.

Às vezes, uma consoante nasal [m, n, ŋ] é pronunciada ali onde se espera uma vogal. É o que acontece na última sílaba de palavras como:

[Clicando nas palavras, você pode ouvir a pronúncia gravada de falantes nativos]

Falando rapidamente uma sequência como near and close, a palavra and tende a ser pronunciada apenas como um som nasal e a vogal desaparece, mesmo que ela seja grafada. Principalmente em línguas com uma ortografia esquisita peculiar como o inglês, essa diferença entre a forma grafada e a forma pronunciada muitas vezes pode levar a enganos desse tipo.

Se você está achando tudo extremamente absurdo, note como isso acontece até mesmo com uma palavra totalmente banal e singela do inglês que todo mundo conhece: bird.

dialeto rótico
[Fonte: Cal Poly State University San Luis Obispo]
Continua não acreditando?

Então confira a explicação completa lá no site da Cal Poty State University ou então ouça essas gravações. Se você conseguir ouvir algum »i« ali no meio, então é melhor parar com os alucinógenos!

Pois é, tanta gente resmungando pelos cantos das consoantes do alemão e, no final das contas, a palavra mais básica do inglês não tem nenhuma vogal – justo o inglês que capricha tanto quando nelas! Quem diria…

De agora em diante, é melhor pensar duas vezes antes de falar que o alemão é difícil por causa das consoantes. Pode ser que existam outras dificuldades, mas essa desculpa também vai ter de ir para a lata do lixo.

Combinado?

aprender alemão

4 comentários a “Motivo #13: palavras sem vogais”

  1. Poucas vezes encontrei na internet, um blog que consiga juntar informação relevante + linguagem divertida e atraente, desmistificando o alemão. Como professor do idioma, considero este blog como um achado sem precedentes (sem querer puxar muito o saco rs).
    Parabéns

    1. Obrigado pela gentileza do comentário, Alex! Agora estou curioso para escutar Se você tiver sugestões tuas para tornar o conteúdo ainda mais útil também para profs de idiomas! 🙂

Deixe um comentário!