Lesenswerte Links – a série

Lesenswert (adj.): aquilo que vale a pena ser lido.

Nada poderia ser mais claro e direto do que essa definição para explicar o que pretendo ao lançar a série Lesenswerte Links. No alemão, ainda há a conveniência de poder resumir tudo em uma única palavra.

Apesar da ilusão de facilidade de acesso que temos por causa da Internet, encontrar uma leitura interessante em alemão é mais difícil do que parece.

Por razões meio óbvias, quase tudo que circula de novidade na Internet está escrito em inglês – o que acaba dando a falsa impressão de que o inglês é uma língua »mais fácil«.

Ou seja: encontrar algo para ler em alemão não é algo tão espontâneo assim. Inevitavelmente, você acaba perdendo tempo para garimpar alguma coisa legal e de qualidade na enxurrada de informações da internet.

É para poupar o seu tempo e sua energia mental que a série Lesenswerte Links trará semanalmente uma compilação de links sobre temas diversos.

Além de poder praticar a leitura e desenferrujar o alemão, você também poderá se informar sobre o que anda rolando na mídia germanofônica. É uma boa oportunidade para você que interrompeu o curso de alemão, quer continuar praticando a leitura mas não sabe bem por onde começar.

Mais do que apenas praticar a língua, os Lesenswerte Links também servem para romper a bolha criada pela pauta viciada da mídia local e nacional. Nesse sentido, a série também é um convite a ler notícias de outra perspectiva e conhecer novos pontos de vista.

Só existe uma ressalva: você precisa ter um bom nível de alemão para poder usufruir os Lesenswerte Links.  Afinal, os links trazem textos da vida real e a ideia é justamente fugir do material artificialmente facilitado que aparece em muitos livros didáticos.

Gostou da ideia?

Então que tal colocar já o alemão em prática e conferir alguma das compilações?

 

 

Quer descobrir mais dicas de alemão?

Deixe um comentário!