notícias da Alemanha

Lesenswerte Links #10

Trabalhar com diploma que não dá nenhuma formação e acabar chorando no trabalho que poderia ser feito de casa a não ser que você ganhasse 1000 Euros por mês sem trabalhar.

Tem tudo isso nessa coleção de links aqui – não necessariamente nessa ordem, é claro. Interessou? Então dá uma olhadinha – tem umas polêmicas bem interessantes ali.

Geld soll keine Sorge mehr bereiten

O que você faria se, de repente, recebesse 1000 Euros por mês durante um ano – e isso sem precisar fazer nada em troca? É essa ideia que propõe um projeto alemão meio polêmico. Segundo os idealizadores do Mein Grundeinkommen, esse suporte financeiro poderia mobilizar mudanças positivas significativas na realização profissional das pessoas. Será que a ideia decola?

Doch anders als der Philosoph knüpft Bohmeyer die Frage nicht an die Forderung nach einer gesellschaftlichen Debatte: „Die Menschen stecken so tief in den gegebenen Strukturen, dass viele sich diese Frage gar nicht stellen können.“

 

Ich will Heimarbeit, du darfst

Se o teu sonho é poder trabalhar de casa, então é melhor você arrumar as malas e se mudar para a Holanda. O parlamento do país aprovou uma medida que dá a todos os empregados o direito de trabalhar em casa. O regime de trabalho estará sujeito a aprovação de ambas as partes interessadas, mas de todo modo já é um sinal que as coisas estão avançando!

Außerhalb des Parlaments stößt die neue Gesetzgebung dagegen auf wenig Begeisterung. Die Arbeitgebervereinigung VNO-NCW findet das Gesetz überflüssig.

 

 Akademiker, die eigentlich keine sind

Na Alemanha, cada vez mais pessoas têm acesso a um curso universitário e cada vez menos tem interesse nos cursos técnicos. Em princípio, é uma notícia boa, mas esse artigo mostra os lados negativos da multiplicação de pessoas com diploma e sem qualificação e por que isso acontece.

Die gab es schon immer: Menschen, deren Lernambitionen sich mit dem Erwerb des Scheines erschöpfen, weil sie Wissen nicht aus Interesse erwerben, sondern weil es vorgegeben ist und sie im Studium im Grunde nichts anderes machen, als die Schule weiterzuführen

 

Tausend Tränen tief

Chorar no trabalho é uma situação delicada, mas ninguém está livre disso. O que fazer quando as emoções são mais fortes que a etiqueta e quando a sinceridade coloca as relações profissionais em risco.

“Ich konnte es einfach nicht unterdrücken.” Laura, 38, zurzeit in einer Umschulung zur Bürokauffrau, erinnert sich an den Moment, als ihr vor dem Boss die Tränen kamen

 

Bekenntnisse einer Lehramtstudentin

Se você aguente um texto mais denso, pega o café e se ajeita na cadeira que essa é para você. Nessas confissões de uma estudante de licenciatura, você vai ver que, guardadas as devidas proporções, a formação de professores na Alemanha não anda lá tão bem quanto a maioria imagina: Seminários excessivamente teóricos ou que não ensinam o que prometem e docentes universitários que nunca pisaram no chão de uma escola regular entre outras pequenas decepções. Para quem ainda acha que tudo na Alemanha funciona perfeitamente, vale a pena conferir.

Als ich mich im Masterstudium für das Seminar zur Literaturdidaktik anmeldete, hatte ich mich bereits daran gewöhnt, dass didaktische Kurse nicht zum Inhalt hatten, wie sich Lehrer im Klassenraum behaupten können.

Continua achando alemão difícil?

2 comentários a “Lesenswerte Links #10”

Deixe um comentário!