Lesenswerte Links #07
Passou o fim de semana de pernas para o ar? Desgrudou da tela da internet e dos estudos de alemão para curtir a vida?
Então aproveite para se atualizar, praticar o alemão e ter assunto para o almoço de trabalho!
»Andreas L. war seit Jahren selbstmordgefährdet«: Se o acidente da German Wings deixou a gente chocado, imagina o impacto na Alemanha. A descoberta das tendências suicidas do co-piloto Andreas L. deu uma reviravolta na cobertura jornalística e nas investigações do caso. Ao que tudo indica, ele foi considerado apto após passar por tratamento psicológico.
»Umgang der Medien mit Schülern und Angehörigen in Haltern«: Como se o acidente não fosse triste o bastante, sempre há um agravante nedse tipo de ocorrência: o assédio desrespeitoso dos jornalistas ávidos por qualquer migalha de notícia. É o que critica o post desse garoto, que estuda na mesma escola dos adolescentes e das duas professoras vítimas do acidente. A carta de apelo que ele escreveu para os jornalistas é simplesmente contundente – leia.
»Barbados sagt Nein zur Queen«: Quando falo sobre a influência cultural e política dos países de língua inglesa, não é um exagero. Ainda no século XXI, a realeza britânica capitaneia um punhado de protetorados que, apesar de independentes, não têm um chefe de estado próprio. Desde semana passada, Barbados não pertence mais a esse grupo.
»Umgangsformen und Hierarchiedenken«: Já reparou que no Brasil, até personalidades de destaque são tratadas por apelidos? Mas, o que será que essa mania de dar apelidinho para todo mundo revela sobre a cultura brasileira? É o que tenta responder esse artigo do Goethe Institut:
»Kritik am Stadion: falsches Profil?«: Bem, a Copa do Mundo já acabou faz tempo e vários estádios estão ociosos por aí. Mas se você acha que isso acontece só no Brasil, é bom dar uma olhada nessa notícia. Os altos gastos e a infraestrutura inflexível do novo estádio do Regensburg está dando o que falar.