7 técnicas indispensáveis para estudar vocabulário em alemão
Mesmo depois de estudar por horas a fio aquela lista imensa de vocabulário, as palavras fogem da cabeça na hora de falar e as poucas que ficaram na memória insistem em se embaralhar.
Frustrante, não?
Parece até que a sua cabeça está furada e as palavras estão vazando por algum lugar!
Na verdade, isso acontece por que você está cometendo alguns erros básicos que podem ser corrigidos com algumas técnicas de estudo simples e ridiculamente eficazes.
Não sei se alguém já te contou isso, mas apenas martelar na cabeça a pronúncia e o sentido das palavras não vai te levar muito longe.
Entulhar sua cabeça com mais vocabulário não é tudo. Você precisa criar estratégias para que ele não evapore da sua memória no dia seguinte.
Sem essas técnicas, você estará apenas desperdiçando aquelas preciosas horas que você poderia passar tomando sol lá fora, tomando café com amigos ou vendo um filme.
Ao invés de fritar a cabeça estudando alemão do jeito errado, aprenda a racionalizar o seu tempo de estudo.
Quer saber como? Então olha só:
Memorize o gênero dos substantivos
Sempre que você aprender um substantivo novo, memorize também o gênero (masculino, feminino e neutro – isso faz uma diferença enorme!). Você vai precisar disso para sempre!
A não ser que você não se importe em passar vergonha trocando todos os artigos em alemão e falar errado a vida inteira, é melhor decorar o gênero correto logo desde o começo.

Memorize o plural dos substantivos
A dificuldade aqui é que o alemão tem oito maneiras diferentes de formar o plural.
É a mesma história dos gêneros: é melhor para você decorar o plural dos substantivos quando estiver aprendendo-o pela primeira vez.

Isso te poupará do mico de sair falando o plural errado por aí. Além disso, dá menos trabalho memorizar de primeira do que ter de revisar todos os substantivos que você já sabe só para acrescentar o plural.
Anote dificuldades de pronúncia
Ao contrário do inglês, a pronúncia do alemão varia pouco com relação à forma escrita. Mesmo assim, sempre tem uma ou outra palavra mais difícil de pronunciar.
Quando isso acontecer, anote a pronúncia correta da maneira que for mais familiar para você. Não tem problema se a tua transcrição parece desengonçada – o importante é que ela seja compreensível para você!
Anote irregularidades
Além da forma básica que normalmente aprendemos pela primeira vez, diversas palavras contém formas irregulares.
No caso dos verbos, temos irregularidade na conjugação no Präteritum, por exemplo. É o caso de verbos como:
- fahren – fuhr – gefahren
- nehmen – nahm – genommen
- essen – aß – gegessen
- …
Alguns adjetivos recebem Umlaut (trema) na forma comparativa:
- stark – stärker
- groß – größer
- hoch – höher
- …

Como o próprio nome já indica, essas irregularidades fogem da regra geral e, cedo ou tarde, vão acabar te dando um olé na hora de falar. Para resolver esse problema, anote discretamente as formas irregulares acima ou ao lado da palavra na hora de estudar.
Memorize as combinações mais frequentes
Às vezes, você já conhece uma palavra de cor mas, na hora de usá-la, bate aquela dúvida: será que essa combinação está certa mesmo?
Muita gente acha que basta saber o significado das palavras isoladamente e depois ir enfileirando tudo nas frases. Tome cuidado com essa armadilha: isso não funciona!

»Criar um filho« em alemão não é »ein Kind schaffen«. Mas, se você procurar cada palavra isoladamente no dicionário, é isso que você encontrará. Nesse caso, o correto seria »ein Kind erziehen«.
Veja como, nesse caso, aprender o verbo »erziehen« junto com »Kind« evita que pague mico usando essa expressão.
Construa teias semânticas
Você deve estar reparando que a grande sacada para dominar o vocabulário é fazer relações. Quando estiver aprendendo uma palavra nova, não se prenda a um item isolado: aprenda também outras com significado próximo.
Por exemplo, se você quer memorizar »Apfel« (maçã), já é bom aprender um punhado de outras frutas: »Banane« (banana), »Birne« (pera), »Erdbeere« (morango) e por aí vai.

Também não precisa exagerar! Se você conseguir gravar mais quatro ou cinco termos relacionados, já estará de ótimo tamanho. Isso já ajuda bastante a reter melhor e usar com mais eficiência o vocabulário.
Use uma frase de exemplo
Como você pode notar, aprender palavras isoladas não adianta. Além das combinações mais frequentes, é bom criar uma frase de exemplo.
Aqui vale um dica: não crie frases genéricas. A ideia é usar a palavra em um contexto que possa te ajudar a relembrar o significado. Simplesmente anotar »Das ist (…)« não terá a menor utilidade.
Quanto mais específico, melhor.
E aí, gostou de nossas dicas para estudar vocabulário em alemão?
Então não seja egoísta e compartilhe essa dicas com outras pessoas que também estão estudando alemão como você!
Excelente! E estas dicas valem tambem para outros idiomas. Para fixar a palavra, monto uma frase com alguma coisa que tenha a ver diretamente comigo ou meus amigos, etc, alguma coisa engraçada, ou algo do meu dia a dia. Funciona bem!
Olá, Marta! Sim, essas dicas funcionam bem em outros idiomas também 🙂 Usar os amigos de cobaia também é uma ótima idéia 😛
SEHR GUTT.
Acho que criar frases realmente ajuda, pois sempre que vemos a palavras associamos a algo maior.
Ótima lembrança, Helena! 🙂
Essas dicas são ótimas! Para qualquer idioma, eu sempre uso associação lembrar as palavras, com a tradução, com músicas, com frases, essas coisas que a gente não esquece.