Como dizer partiu em alemão

Para nossa alegria e graças à Internet, o »partiu« dos cariocas colou geral e até mesmo a paulistada já aderiu!

Pena que o teu dicionário de alemão ainda não acordou para a realidade…

Não adianta consultar o oráculo da língua alemã, os dicionários não sabem que »partiu« não tem nada a ver com »dividiu«, o Facebook só tem uma fanpage engraçadalha [que aliás erra a ortografia do infinitivo] e o Google não vai te retornar nenhum resultado de fato relevante.

O melhor que você tem a fazer é usar direto a expressão:

ab (in/zu/auf/an) …

Provavelmente você aprendeu que a preposição ab pode significar »a partir de« (ab 20 Uhr …) ou afastamento (abfahren: partida do trem; abschicken: enviar um documento).

O que o teu curso não te ensinou é que a preposição ab sozinha é bastante usada na linguagem oral cotidiana com sentido quase idêntico do carioquês »partiu«. O único ponto a notar é que você precisa usar uma preposição de movimento logo depois.

Nesse portal alemão de joguinhos on-line, você pode encontrar um deles chamado »Partiu espaço sideral! -2« – olha só:

joguinho em alemão
[Fonte: Spielen.com]

Na página do Albergue da Juventude, um sol sorridente largo e sorridente (e meio infantil, é verdade) anuncia junto com um rato psicodélico e uma abelhinha gorducha as maravilhas do calor. O próprio título da página não poderia ser mais direto: »Partiu-férias-de-verão«.

Albergue da Alemanha
[Fonte: Jugendherberge]

Um hit da música pop austro-germânico tem justamente o título Ab in den Süden. Em carioquês autêntico, seria algo como »partiu sul«. Bem, aqui você precisa levar em consideração o que o Sul representa no imaginário dos alemães – e dos europeus em geral!

Se você não tem muita referência do que o »Sul« significa para eles, dê uma olhada no clipe da música e você vai captar na hora: sol, praia, biquínis, pele mostrando, alegria e tudo o que há de mais longe da neve e das toneladas de roupa do inverno.

Se você realmente ouviu a música, deve ter percebido que a letra é bem fácil e dá para entender várias partes.

Conversação em alemão

Mas se mesmo assim você quiser ler tudo direitinho, pode conferir essa página do portal Oktoberfest Live. Aproveita e confere como o ab in foi usado no título do post!

músicas de rádio da Alemanha
Se você chutou que é uma foto clichê do Pulinho da Alegria na Natureza™, acertou…
[Fonte: Oktoberfest Live]

Bem, todos os exemplos até agora tinham a preposição in, mas é claro que você pode precisar usar outras preposições, dependendo do substantivo que segue.

Um exemplo bom é a versão de inverno dessa mesma música. Para deixar geral feliz esquiando, o título ficou Ab auf die Piste [»Partiu pista«]. O hit é uma boa prova de que europeus também conseguem ficar feliz no inverno. Veja com teus próprios olhos:

Aproveitando o clima de alegria Winterfell da música, dá uma olhada no uso da preposição zu no nome dessa empresa austríaca de turismo. Uma tradução mais ou menos engraçadinha do nome da companhia seria »Partiu neve«. Aliás, é uma boa para quem está fazendo mochilão ou viajando por aí, fica a dica!

ônibus de viagem para a Áustria
[Fonte: Ab zum Schnee]

Mas se você não está a fim de viajar para passar frio, pode optar por essa pousadinha simpática no Mar do Norte chamada justamente »Partiu Mar do Norte«.

técnicas para estudar expressões idiomáticas em alemão

Sim, lá também faz um friozão, mas ver o sol se por às oito da noite no verão pode ser uma experiência bem interessante e acolhedora. A 53 Euros pela diária, até que sai bem em conta!

Pousada no norte da Alemanha
[Fonte: Ab zur Nordsee]

Bem crianças, para terminar, vou deixar vocês com essa mensagem de uma ternura quase maternal.

Quem quiser traduzir nos comentários, é só ficar à vontade!

Tschüs!

ir para a cama
[Fonte: edition filou & sophie]

aprender alemão

Gostou de aprender como dizer “partiu” em alemão?

Obrigado por acompanhar o Germanofonia! Se você gostou desse post, então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos em todas as redes sociais. Não custa nada lembrar que o Germanofonia é mais ativo no Facebook, mas está também no Instagram e no Pinterest. Siga as páginas e não perca nenhuma de nossas dicas!

COMMENTS

Sag mal was! · Comente!