Como fala gravidez em alemão

Como fala obstetrícia em alemão

Como os bebês nascem? Todo adulto já ficou constrangido com essa pergunta e escapou com uma historinha mentirosa.

Mas e como dizer obstetrícia em alemão? Como se diz parto normal em alemão? E cesariana?

Dessa vez, não tem cegonha, repolho ou sementinha que ajude a se safar!

Como fala gravidez em alemão
[Fonte: Pixabay sob Licença CC CC0 1.0]

Se você chutou que a resposta envolvia juntar duas ou mais palavras, então acertou! O problema eterno é sempre adivinhar quais seriam essas palavras e como combiná-las.

Mas nada de pânico! Basta dizer:

Gebursthilfe

Se você reparar bem, irá perceber que a palavra é uma composição. Ao pé da letra, seria algo como “ajuda (Hilfe) de parto (Geburt)”.

Veja como o site dessa clínica em Nürnberg usa a palavra para descrever seus serviços. Bom, antes que você pergunte: sim, é isso mesmo! Aquela palavra antes de Geburtshilfe significa “ginecologia”.

Was bedeutet Geburtshilfe
(Fonte: Cnopf’sche Kinderklinik / Klinik Hallerwiese)

Além de Geburtshilfe, existe uma outra maneira de dizer “obstetrícia” que também usa uma composição. Dessa vez, a construção seria algo como “conhecimento da parteira”, “saber da parteira”, “ciência da parteira” – ou simplesmente

Hebammenkunde

A seção sobre vida universitária do jornal alemão Die Zeit tem um pequeno quiz sobre o assunto com o título “Introdução à obstetrícia”. Olha só:

como fala obstetrícia em alemão
[Fonte: Zeit Online]
 A primeira questão do quiz pergunta o seguinte: “Exceto em casos emergenciais, quem é a única pessoa que tem o direito, segundo a legislação alemã, de fazer um parto sozinha?”

Se você já estudou o vocabulário básico de alemão, já consegue decifrar as alternativas e, com um pouco de atenção, notará que a segunda alternativa contém a palavra…

Hebamme

Então, se Hebammenkunde é o “saber da parteira”, fica fácil deduzir que Hebamme significa “parteira”.

Olha só como essa manchete do folhetim popular Hamburger Abendblatt usa o termo:

como se diz parteira em alemão
“Parteira revela: “A verdade sobre parir crianças”
(Fonte: Hamburger Abendblatt)

E já que o tema é obstetrícia, parteira, nascimento e afins, vamos matar uma dúvida que deve estar querendo sair da sua cabeça: como dizer cesareana (ou cesária) em alemão?

“Caesäerisch” talvez?

Aqui, temos de novo o milagre da composição de palavras. Dessa vez, é a combinação de “César” e “corte”, que dão em:

Kaiserschnitt

Lembra daquele quiz do Die Zeit que eu mencionei ali em cima? Então, se você clicou e respondeu pelo menos até a terceira questão, provavelmente deve ter topado com essa palavra na última linha da questão 3. Dá uma olhadinha ali:

como se diz cesariana em alemão
(Fonte: Zeit Online)

Nunca é demais lembrar que cesarianas são bem raras na Alemanha (e, aliás, na maioria dos países exceto o Brasil). Até por ter uma população menor e baixa taxa de natalidade, os alemães têm por regra fazer o parto normal. Ou você pode dizer:

natürliche Geburt

Bom, dessa vez foi nenhum parto descobrir a forma correta em alemão! Porém, ao invés de dizer “parto normal”, os alemães dizem “parto natural”. Convenhamos: até que faz algum sentido!

O portal Baby und Familie dedicado a temas familiares, criação de filhos e afins explica em detalhes todas as fases de um parto, desde as primeiras dilatações até o momento de cortar o cordão umbilical. Confira:

como se diz parto normal em alemão
“Quando um parto natural traz alto risco para a criança e a mãe, os médicos normalmente iniciam uma cesariana.”
(Fonte: Baby und Familie)

aprender alemão

Ficou curioso?

Está com dúvida com aquela palavra bizarra que você não encontra em nenhum dicionário? Quer falar alguma coisa em alemão e não sabe como descobrir?

Pergunte para mim! Faça sua pergunta nos comentários abaixo ou mande uma mensagem pelo formulário de contato com o título “Como fala ___ em alemão?”.

Deixe um comentário!