líderes de torcida

Como fala maria-chuteira em alemão

»Maria-chuteira« é uma expressão que ninguém precisa ensinar o que é em português mas ninguém consegue te ensinar como se diz em alemão. Assim como »corno«, você nem mesmo sabe se essa palavra existe em alemão!

[Sugestão de post: Bruna Amaral, do Partiu Intercâmbio]

Você ia entrar no assunto mas interrompeu a discussão acalorada no Twitter com teus amigos alemães porque absolutamente nenhum dicionário bilíngue soube te dizer como fala »Maria-chuteira« em alemão.

Ao invés de passar vergonha improvisando um Marien-Fussballschuh do seu Manual de Conversação Kartoffeldeutsch™, basta dizer

[das] Fussball-Luder

O jornal suíço 20 Minuten [alguma coincidência com uma emissora brasileira de rádio?] publicou uma reportagem sobre uma rede social exclusivamente dedicada para Marias-chuteira que querem fisgar o jogador de futebol dos sonhos. Olha só a explicação de como a plataforma funciona:

maria-chuteira em alemão
[Fonte: 20 Minuten]
E se você está achando que isso é apenas uma invenção estúpida e mirabolante de um aventureiro-startupista qualquer, eu recomenda dar uma olhada na discussão desse fórum em que uma garota de 16 anos pede dicas de como conseguir um namorado jogador de futebol

É fácil perceber que a palavra alemã é um composto com Fussball e você deve estar se perguntando agora: mas o que significa então Luder?

Bem, uma tradução perfeita é difícil encontrar, mas você pode associar a »periguete« — ou qualquer outro termo depreciativo equivalente. Ao invés de ficar malabarizando significados, é mais prático mostrar mais exemplos concretos.

Se você já assistiu uma corrida de Fórmula 1 pelo menos uma vez na vida, deve ter reparado que sempre tem umas mulheres lindas e aleatórias rondando os boxes. Pois bem, essas garotas são chamadas em alemão de:

[das] Boxenluder

Pensando intuitivamente, seria qualquer coisa como »Maria-box«, »Maria-cockpit« ou coisa do gênero. O portal Sport.de organizou um dicionário de termos esportivos e a seção de Fórmula 1 explica direitinho o que é uma Boxenluder – olha só:

Como se chamam as gartoas da fórmula um
[Fonte: Sport.de]
Nesse caso específico, a Boxenluder seria mais uma promoter de ações de marketing – mas a objetificação da mulher ainda continua implícita ali na palavra Luder.

Em outros casos, a ideia de oportunismo e interesse material fica mais em destaque. Por exemplo, mulheres buscando relacionamentos com homens famosos pela fama e pelo dinheiro são chamadas em alemão de:

[das] Promiluder

Ao pé da letra, seria algo como »Maria-famoso«. Aliás, alguém aí sabe dizer se existe uma palavra em português correspondente?

Ah, e antes de começar a achar essa ideia ridiculamente específica, não podemos esquecer que várias novelas da Globo fazem piadinhas com mulheres caçando a fama a todo custo. Bem, pelo menos agora você conhece uma palavra em alemão para isso!

Para mostrar que isso tudo não é invenção de dicionário, decidi mostrar para ti essa paródia que o canal de tevê alemão RTL 2 fez do reality show Germany’s Next Top-Model:

Mulheres que correm atrás de famosos
»A próxima Maria-famoso da Alemanha – Tudo pela fama«
[Fonte: RTL 2 – “Germany’s Next Promiluder”]
Se você ainda não captou a carga pejorativa por trás do termo, é só imaginar que, assim como a expressão »Maria-chuteira« (»Maria-gasolina«, etc.) em português, você pode combinar Luder com praticamente qualquer outra palavra – mas o rótulo de mulher »fútil e errada« sempre continua.

Para dar outro exemplo concreto, o tablóide alemão Bild lança uma nota sobre Paris Hilton e se refere a ela com o termo

[das] Luxus-Luder

Em português, poderíamos associar a algo como »periguete de luxo«.

Pois é, você nunca iria aprender isso ralando nos exercícios do livro didático do teu curso de alemão. Para encontrar essas palavras, precisa mesmo ir até o jornalzinho sensacionalista de baixaria pura:

Paris HIlton cria polêmica
[Fonte: Bild.de]
Bom, mas você não leu o post inteiro só para ir embora com uma única palavrinha na mão, não é? Então já que você já está aqui, aproveita para aprender também uma gíria e bancar o cool em alemão por aí!

Bruder vor Luder

Eu pessoalmente nunca ouvi algo assim em português, mas uma tradução interessante seria “Manos antes das minas”. Com a diferença que, ao pé da letra, você teria de substituir »mina« por algo mais pesado e ofensivo [e palavra para ofender mulher é o que não falta por aí].

Está achando esquisito?

Então confere a esquete que esse canal de YouTube da autêntica zuêra germânica fez. Mesmo que seu alemão não seja tão avançado, dá para captar o enredo geral da historinha e entender o lema Bruder vor Luder.

expressões em alemão

Ficou curioso?

Está com dúvida com aquela palavra bizarra que você não encontra em nenhum dicionário? Quer falar alguma coisa em alemão e não sabe como descobrir?

Pergunte para mim! Faça sua pergunta nos comentários abaixo ou mande uma mensagem pelo formulário de contato com o título “Como fala ___ em alemão?”.

0 comentários a “Como fala maria-chuteira em alemão”

Deixe um comentário!