o que covinhas significam

Como fala covinha em alemão

Depois do »pé de galinha«, você quis aprender »covinha« em alemão.

Infelizmente, seu dicionário sequer desconfia que »covinha« não é uma cova pequena.

Se você teve a brilhante ideia de traduzir »cova« em alemão (que mórbido isso!) e formar um diminutivo, desculpe frustrar tuas expectativas. Mas o termo mais adequado é:

Mundwinkel

Traduzindo literalmente, a palavra é uma composição de »canto« [Winkel] e »boca« [Mund]. Vamos combinar, é bem mais sem graça do que o brasileirês »covinha«!


A bem da verdade, o Mundwinkel pode se referir também ao cantinho da boca, que é o que cria a covinha quando sorrimos. Mas tudo bem, não dá para exigir precisão milimétrica do vocabulário (aliás, quase nunca dá!).

O mais interessante é que, para os alemães, a linguagem corporal é um assunto de trabalho. Pelo menos é essa a impressão que dá ao encontrar tantos artigos e referências ao assunto em sites voltados para carreira e negócios.

Esse artigo na página da consultoria de carreira Hesse / Schrader sugere que covinhas curvadas para cima significam arrogância e sentimento de superioridade. Será que é verdade?!

covinha em alemão
»Se o canto da boca está levantado, a linguagem corporal indica cinismo ou arrogância e um sentimento de superioridade«
[Fonte: Hesse / Schrader]
Por sua vez, o Interaktionsblog traz um monte de artigos explicando o que é exatamente a linguagem corporal e como aprender a interpretá-la. Para explicar os vários aspectos dessa linguagem, esse texto do blog vai detalhando como essas diversas partes interagem entre si – olha só:

lendo expressões faciais
»À linguagem corporal também pertencem as pupilas, que se abrem ou se fecham, covinhas, que se curvam para cima ou para baixo …«
[Fonte: Interaktionsblog]
Deve ser impressão minha e eu posso estar fazendo uma generalização bem grosseira agora, mas me parece que a tal Körpersprache é bem popular entre os alemães – ou pelo menos mais do que entre brasileiros. Tanto é que o magazine adolescente Mädchen montou uma galeria com 15 expressões faciais e explicou o que cada uma delas sinaliza.

Alguém sabe me dizer se existe alguma coisa parecida nas revistas brasileiras?

aprender alemão

Ficou curioso?

Está com dúvida com aquela palavra bizarra que você não encontra em nenhum dicionário? Quer falar alguma coisa em alemão e não sabe como descobrir?

Pergunte para mim! Faça sua pergunta nos comentários abaixo ou mande uma mensagem pelo formulário de contato com o título “Como fala ___ em alemão?”.

Salvar

5 comentários a “Como fala covinha em alemão”

  1. Caro Lucas, parabéns pelo blog!
    Só uma pequena contribuição: para “covinha”, uma boa solução é “Grübchen”.
    Abraço!

Deixe um comentário!