Como fala comando de voz em alemão?

A ideia mais simples seria procurar “comando” e “voz” e depois tentar emendar as duas, certo?

Em princípio, sim. Na prática, nem sempre as coisas funcionam assim.

“Comando de voz” é uma dessas dúvidas que não se resolvem apenas com uma folheando dicionário – e por alguns motivos.

A expressão não chega a ser um neologismo em sentido estrito, mas sem dúvida está relacionada ao desenvolvimento das novas tecnologias.

Então, a probabilidade de encontrar essa expressão fechada registrada nos dicionários convencionais não é lá muito grande. Ou pelo menos é bem menor do que encontrar outras palavras já consagradas, como ” caminhão”, “cachorro”, “leite” ou … – sei lá, pense aí naquele vocabulário bem básico que todo curso básico de idiomas ensina!

Mesmo sem conhecimento avançado de alemão, dá para imaginar que a palavra em alemão provavelmente será uma composição de outras palavras.

Mas, nesse caso, como fazer para localizar essas palavras?

Como fala comando em alemão
[Fonte: Leo Dictionary]
Se você procurar a palavra “comando” em um dicionário bilíngue alemão-português, vai encontrar pelo menos 71 resultados diferentes. Mesmo excluindo os compostos, você ainda fica com 8 opções diferentes.

E aí, como você faria para decidir qual é a opção correta para “comando de voz”? Complicado, não?

Se você fizer a mesma busca para a palavra “voz”, o número de resultados retornados é menor, mas a situação não fica melhor por conta disso. Veja:

Como fala voz em alemão
[Fonte: LEO Dictionary]
Pois é, calcular o número de possibilidades dessa maneira cria combinatórias demais – e a maioria dela provavelmente estará errada.

E isso tudo considerando que “comando de voz” em alemão seja realmente um composto de “comando” e “voz”. Mas a surpresa inconveniente que esse post vem revelar – para salvar a sua pele! – é que, em alemão, a palavra “voz” [Stimme] não é usada para dizer “comando de voz”.

Afinal de contas, como se diz “comando de voz” em alemão?

A palavra correta seria:

Sprachsteuerung

Se você é dono de um iPhone, iPod, iPad ou qualquer outro iTreco, é só trocar as configurações de idioma para alemão – sim! Tome coragem e faça isso logo de uma vez! – que você verá algo assim:

Comando de voz do iPhone
[Fonte: Tipps, Tricks & Kniffe]
Mas se você tem um Samsung Galaxy, você também poderá encontrar essa palavra em algum lugar aí!

Mais ou menos assim:

Comando de voz Samsung Galaxy
[Fonte: Android Mag]
[Antes que alguém pergunte: não, meu celular não é nenhum desses dois!]

Sprachsteuerung não é a única maneira de dizer “comando de voz”. Sprachkommando também é uma possibilidade. Pelo menos é isso o que consta nesse post do blog MotorBlogs sobre o sistema de bluetooth integrado no Ford Mondeo.

Dá uma olhada:

Sprachkommando no Ford Mondeo
[Fonte: MotorBlogs]
O GPS integrado da Volkswagen traz outra possibilidade. Ao pé da letra, a palavra Sprachbedienung seria traduzida por algo como “controle por fala”.

Confira:

GPS integrado Volkswagen
[Fonte: MotorBlogs]
Observe que, em todas as alternativas, a palavra usada para “voz” não é Stimme, mas sim “Sprach-“, que seria mais próxima de “fala” do que de “voz” propriamente.

aprender alemão

Ficou curioso?

Está com dúvida com aquela palavra bizarra que você não encontra em nenhum dicionário? Quer falar alguma coisa em alemão e não sabe como descobrir?

Pergunte para mim! Faça sua pergunta nos comentários abaixo ou mande uma mensagem pelo formulário de contato com o título “Como fala ___ em alemão?”.

Deixe um comentário!