Como fala ‘adaptador’ em alemão?

Depois de 12 horas de viagem de avião, você chega feliz da vida na Alemanha. Tudo é bonito, você tira um monte de fotos no primeiro dia.

Na hora de recarregar a bateria do celular ou da câmera, vem a surpresa: o pino do plugue não encaixa na tomada. Você só precisa de um adaptador, mas … como se diz isso em alemão?

E se você precisar encaixar vários plugues em uma mesma tomada? Como fazer para encontrar um benjamin na Alemanha?

Nada de pânico! É só chegar na loja e procurar um

Mehrfachstecker

A loja de eletrônicos Kabelsalat anuncia assim:

Mehrfachstecker
[Fonte: Kabelsalat]
Na palavra Mehrfachsteckdose, Mehrfach indica que são múltiplas entradas. Também é possível encontrar outras combinações de acordo com o número de encaixes disponíveis. Por exemplo, um Dreifachsteckdose consegue suportar até três tomadas. Isso está indicado no numeral Drei[-fachsteckdose]. Veja esse anúncio no e-Bay:

Dreifachstecker
[Fonte: e-Bay]
Nesse outro, podemos encontrar algo bem parecido. Perceba que depois da palavra Mehrfachstecker aparece uma outra: Steckerleiste:

Mehrfachstecker
[Fonte: e-Bay]
E aí você se pergunta: o que significa isso?

Steckerleiste é a palavra designar aquilo que chamamos de “régua” – que não é o material escolar, é claro!

Quando o benjamin tem o formato comprido, ele pode ser chamado de Steckerleiste ou também Steckerdosenleiste Dá uma olhada:

Steckdosenleiste
[Fonte: e-Bay]
Bom, aproveitando o papo de eletricista, como fala ‘adaptador’ em alemão?

Você pode dizer simplesmente

Adapter

Essa palavra foi emprestada do inglês pelo alemão. Veja como a rede de lojas de eletrônicos Saturn anuncia:

Adapter
[Fonte: Saturn]
É interessante lembrar que o Adapter não vale apenas para cabos de força, mas para qualquer tipo de adaptador de cabos. E, com tantos padrões disponíveis hoje em dia, precisamos muito deles!

No site da Edeka, encontramos também essa palavra.

Adapter
[Fonte: Edeka]
O adaptador desse anúncio é compatível com quase todos os modelos disponíveis – inclusive com os três pinos brasileiros. Se alguém tiver a chance de comprar um, é um investimento que vale muito a pena!

Ah sim, não estou ganhando nada para fazer essa propaganda – apenas tenho um desses e acho que todo mundo também deveria ter.

aprender alemão

Ficou curioso?

Está com dúvida com aquela palavra bizarra que você não encontra em nenhum dicionário? Quer falar alguma coisa em alemão e não sabe como descobrir?

Pergunte para mim! Faça sua pergunta nos comentários abaixo ou mande uma mensagem pelo formulário de contato com o título “Como fala [-coloque sua palavra-] em alemão?”.

0 comentários a “Como fala ‘adaptador’ em alemão?”

Deixe um comentário!