Cinco palavras do cotidiano que não estão no dicionário
O alemão é conhecido por ser uma língua de filósofos, já que sempre há uma palavra para aquele conceitos absolutamente específico.
Por exemplo, existe uma palavra em alemão para “tirar a camiseta por estar bêbado”. Também há outra para “revista com mulheres magras demais” e “dar risada de uma piada sem ter entendido”.

Tudo bem, não é lá muito filosófico. Mas o fato é que essas palavras existem sim!
Afinal, os alemães falam gíria? É claro que sim, oras! No alemão, eles chamam essa linguagem informal de Umgangsprache
Para dar alguns exemplos, peguei da Revista NEON de fevereiro cinco palavras da linguagem informal que nenhum curso ou livro de alemão vai te ensinar. Dá uma olhadinha:
sich enthemden
significa: tirar a camiseta por estar bêbado
Ao pé da letra, o verbo poderia ser traduzido como “se descamisar”. O prefixo ent- dá a ideia de remoção, afastamento. Na raíz do verbo, temos a palavra Hemd [‘camisa, camiseta’]. Daí então o significado: tirar a camiseta. De onde vêm a parte do álcool? Boa pergunta!
Magerzin
significa: Revista feminina com mulheres magras demais
A palavra faz um jogo sonoro misturando Magazin [‘revista’] e mager [‘magro’]. Pois é, na Alemanha também tem revistas com mulheres ultramagras e dicas surreais de beleza.
Fitnessstudium
significa: Pesquisar e se informar sobre roupas, acessórios e equipamentos para esportes [de verdade! Ski, alpinismo, rafting, etc.]
Também é uma mescla de palavras. A palavra Fitnessstudio sozinha quer dizer ‘academia’. Studium significa ‘curso universitário’. Então, Fitnessstudium seria qualquer coisa como ‘ficar estudando as coisas da academia’.
Haha-Effekt
significa: rir junto com alguém apesar de não ter entendido a piada.
Ao pé da letra, seria algo como “Efeito haha”. Quem nunca riu daquela piadinha sem graça ou sem sentido por dó (ou por vergonha de não rir com todo mundo)?
Além disso, o Haha Effekt é uma uma paródia de outra expressão comum no alemão: Aha-Effekt, que nada mais é do que aquele estalo súbito que dá quando temos uma ideia ou entendemos algo complexo.
Fala sério: você achou esse post tão legal que nem reparou que só tem quatro palavras – e não cinco! Aproveita que você chegou até aqui e compartilhe com todos os teus amigos!
Republicou isso em Diário de Tübingen.