Aprender alemão: por onde começar?

Muita gente morre de vontade de aprender alemão! Infelizmente, a maioria desanima rapido demais quando percebe que não tem a menor ideia de onde começar.

Antes de sabotar seu próprio projeto de fluência no alemão, dê uma olhadinha nessa bússola para marinheiros de primeira viagem. Não tem como se perder!

Aprender alemão sem dor — é possível?

Já é um clichê batido dizer que o alemão é difícil. Dizem que rasga a garganta, que as palavras são quilométricas e mais tantas outras propagandas negativas.

Você pode continuar acreditando em todos esses boatos espalhados por outras pessoas. Mas sem se dar a chance de sentir na pele a experiência de aprender alemão, você jamais terá a sua própria opinião de como isso funciona.

Mas vamos combinar: não é algo lá muito recomendável se basear só em opiniões dos outros, não é mesmo?

aprender alemão do zero

Por onde começar a estudar alemão?

Agora que você finalmente decidiu desbravar o universo da língua alemã, vou te dar uma bússola para te ajudar a te dar um norte nessa aventura.

Como em toda viagem, você vai encontrar muitas encruzilhadas. Provavelmente você vai querer um GPS que lhe diga em voz alta cada passo que você precisa dar para chegar até a fluência em alemão.

Mas cá para nós: quem nunca se perdeu também com um GPS, não é?

Como uma pessoa adulta e madura, você já sabe que cada um trilha o próprio caminho. Cada um desenha seu próprio mapa, com todos os pequenos detalhes que foi encontrando pela caminhada.

Se você carregar no bolso essa bússola mágica que montei especialmente para você, você sempre vai conseguir se reorientar quando estiver sentindo que se perdeu um pouco nessa aventura que é aprender alemão.

Aprender alemão dica mestre para iniciantes

Antes de você desempacotar desesperadamente essa bússola, saiba que ela foi construída com a ajuda da germanófila e capitã do Partiu Intercâmbio Bruna Amaral. A Bruna me convidou para um bate-papo descontraído na casa dela sobre como aprender alemão mais rápido, como superar bloqueios internos e como conseguir se manter progredindo no alemão mesmo sem tempo para estudar no dia-a-dia.

Bem, marinheiro, agora é a sua hora de dar um norte na sua jornada.

Clique aí no vídeo e boa viagem!

Não consegue ver o vídeo agorinha?

Bem, se você está na rua sem uma conexão boa de internet ou no trabalho e não pode assistir um vídeo, então dê uma olhadinha no resumo que a Bruna colocou lá no blog dela!

Obviamente, não é uma transcrição completa. De todo modo, já é um aperitivo de tudo o que a gente conversou.

Não vacila não! Clique no link e confira a sinopse do episódio 😉

Como aprender alemão rápido?

Não perca mais nenhuma dica dessas!

E aí, gostou do nosso bate-papo?

Então deixe a sua pergunta aqui na caixa de comentários!

E não desperdice a chance de receber sempre em primeira mão mais dicas como essa!

Seguindo o Partiu intercâmbio no YouTube, no Facebook, você recebe sempre dicas quentinhas saídas do forno que nenhuma agência de intercâmbio e nenhum site institucional cinza e sem sal vai te dar 😉

nível avançado em alemão

COMMENTS

  • <cite class="fn">Jothaeff Treisveizs</cite>

    Prezado Shimoda! Você dá um conselho que funcionou muito para mim: aprender uma expressão como ela é, sem tentar segmentá-la e remontá-la. Aí você dá como exemplo a frase: “ficar à toa” E você se pergunta – “O que é toa?” Eu aconselharia um alemão aprender “à toa” sem se preocupar com o “à” e com “toa” que é a essência de seu comentário, mas, ainda fica a curiosidade sobre a “toa”…

    Toa – é feminino, mas é um cabo! Cabo com que uma embarcação reboca outra. Também conhecido como “sirga”. Se quizer simplificar: “cabo de reboque”. Notar que isso torna a expressão muito pertinente: “estar à toa” = estar sendo rebocado, deixando-se levar…

    Grande abraço a todos, com meu muito obrigado ao Germanofonia.

Sag mal was! · Comente!