Alemães são trabalhadores?

Alemães são trabalhadores – só que não

Entre nós brasileiros, os alemães têm uma boa reputação por ser um povo disciplinado e que trabalha duro. Por sua vez, o típico brasileiro seria o zé-preguiçoso que não trabalha e emenda todos os feriados possíveis para isso.

É essa conclusão que tiramos de uma avaliação pessoal e subjetiva.

Mas será que os números confirmam isso?

Para quem não vai ler até o fim, já adianto a resposta:

Não

Na verdade, os alemães trabalham até menos do que os brasileiros.

Pelo menos, é isso o que mostra esse infográfico da Entrepreneur.

Alemães são trabalhadores?
[Fonte: Entrepreneur.com]
A seção Hourly Productivity mostra que, na verdade, os alemães são os que têm menos horas de trabalho anuais, ficando abaixo de França e Estados Unidos.

Seria mais adequado dizer que os alemães são mais produtivos, e não mais “trabalhadores” – seja lá o que essa palavra queira dizer.

A taxa calculada de produtividade [= horas-trabalho anuais / PIB nacional] também é uma das mais altas: US$49,30 – perdendo apenas para a marca atingida pelos Estados Unidos de US$56,18.

No quesito carga horária semanal, a Alemanha fica na faixa intermediária entre os países cotejados – somando 35 horas de trabalho por semana, contra o mínimo de 29 horas/semana na Holanda e o máximo de 36 na Itália e Austrália.

O brasileiro – que leva a fama de preguiçoso – fica entre 40 e 44 horas semanais. Tudo isso considerando apenas as referências oficiais, é claro!

Ainda segundo o infográfico, jornadas de trabalho mais curtas tornam os funcionários mais fieis à companhia e menos estressados. Embora não seja uma regra estrita e automática, eles também tendem a ser mais produtivos.

Então, a ideia no fundo é: trabalhar com mais eficiência, e não necessariamente por mais tempo. Para isso, o pessoal da Entrepreneur dá algumas dicas:

  • Estabelecer prioridades e segui-las implacavelmente
  • Não começar nada sem planejar antes
  • Equilibrar ambições de longo prazo e necessidades de curto prazo
  • Saber delegar tarefas e trabalhar em equipe
  • Manter um bom equilíbrio entre carreira e vida

E você? Como você faz para o trabalho render mais – e ter tempo de estudar alemão? 😉

aprender alemão

Deixe um comentário!