filmes alemães sobre violência

4 filmes alemães sobre violência

O tema do Alemão com pipoca dessa semana é bem sério. Vamos pensar sobre a violência? Nada mais atual e polêmico. Para fazer você pensar na questão com a seriedade e a profundidade que ela merece, escolhemos 4 filmes que abordam a violência sob diferentes aspectos.

1. Wir sind jung. Wir sind stark. – Nós somos jovens. Nós somos fortes. (2014)

O filme do diretor Burhan Qurbani traz à tona a questão da xenofobia. Trata-se de uma história baseada em acontecimentos das manifestações de 1992 de Lichtenhagen, cidade situada em Rostock. A cidade foi o palco de um dos mais violentos ataques contra imigrantes no começo da década de 90.

2. Aus dem Nichts – Em Pedaços (2017)

O diretor queridinho do Germanofonia aparece outra vez. Fatih Akin é sempre muito latente quando o assunto é violência. Em Aus dem Nichts não é diferente. A personagem principal vivida pela estrela Diane Kruger luta por justiça para que os assassinos de seu filho e seu marido sejam presos. Apesar de boa parte do filme se passar no tribunal, a história tem um ritmo muito intenso e é muito difícil não se envolver.

3. Die Welle – A Onda (2008)

Esse filme já apareceu por aqui, mas não dá pra falar de violência e deixá-lo de fora. O diretor Dennis Gansel adaptou para o cinema e para a realidade alemã uma história que aconteceu nos EUA. Numa escola, o professor faz uma experiência com os alunos ao ensinar o tema “autocracia”. Quando as consequências fogem do controle, a violência eclode a casca do ovo e aniquila o ninho que o nutriu.

4.  Der Baader Meinhof Komplex – O Grupo Baader Meinhof

A história sobre a RAF (Rote-Armee-Fraktion – Facção do Exército Vermelho), uma organização armada que atuou na Alemanha na década de 70, é contada magistralmente pelo diretor Uli Edel a partir de um ponto de vista que certamente vai te surpreender.

Sem jamais descambar para o estilo carniceiro e sádico de certos diretores, o filme desdobra diante de seus olhos o desenrolar dos acontecimentos e a escalada de violência, tudo isso ao som de uma trilha sonora impecável que vai te fazer esquecer que você não está mais nos anos 70.

Gostou das nossas dicas de filmes alemães sobre violência?

Se você chegou até o final desse post, isso significa que você é uma pessoa racional, consciente e equilibrada. Não poderíamos estar mais feliz em ter pessoas assim como você em nosso público! Depois de ter visto algum desses filmes alemães, tenho certeza que você vai pensar e debater com muito mais equilíbrio sobre o tema com amigos e familiares.

Aliás, que tal aproveitar que você está aqui e conferir nossas outras dicas cinematográficas? 😉 Tenho certeza que você vai esquecer os blockbusters americanos!

germanofonia

One thought on “4 filmes alemães sobre violência”

  1. Gostei da sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ❤️..

Deixar uma resposta