4 filmes alemães biográficos de mulheres incríveis

Porque as mulheres devem cada vez mais receber o destaque que merecem, aqui vão quatro filmes alemães biográficos de mulheres simplesmente inspiradoras. Melhor do que isso, só se todos os filmes tivessem sido dirigidos por mulheres também!

A Papisa Joana / Die Päpstin (2009)

O filme de Sönke Wortmann conta uma história no mínimo instigante! Trata-se da única mulher que, no ano de 853D.C. chegou a ser Papa, ou melhor, papisa. Como toda grande história, esta também conta com amores proibidos, reviravoltas, paixões e, sobretudo, coragem.

Arte urbana em Wuppertal

Hannah Arendt – Ideias que chocaram o mundo / Hannah Arendt (2012)

Já que o tema são as mulheres em evidência, dá orgulho dizer que este filme foi dirigido por uma! Margarethe von Trotta mostra a genialidade da filósofa Hannah Arendt enfatizando a questão de que ela foi (e ainda é) uma grande pensadora e que analisou politicamente o holocausto como ninguém, causando muito furor em sua época.

dicas de curtas-etragens alemães
dicas de documentários alemães

Sophie Scholl – uma mulher contra Hitler / Sophie Scholl – die letzten Tage (2005)

O filme de Marc Rothemund conta a história de Sophie Scholl, uma estudante condenada à guilhotina por ter espalhado panfletos contra o regime nazista na universidade de Munique. O local onde tudo aconteceu resistiu ao tempo e, na universidade de Direito de Munique, é possível observar uma homenagem à esta corajosa mulher.

Lotte am Bauhaus (2019)

Dirigido por Gregor Schnitzler, o filme se baseia na história de Alma Siedhoff Buscher, uma estudante de Design da Universidade Bauhaus em Weimar. Alma queria participar das aulas de escultura (que eram destinadas aos homens, enquanto as mulheres eram encaminhadas para as aulas de tecidos). Apesar de a Universidade Bauhaus ser uma das poucas a aceitar mulheres na década de 20, não quer dizer que as alunas não precisaram lutar muito para estabelecer seu lugar e realizar seus sonhos.

E aí, gostou das nossas dicas de filmes alemães biográficos de mulheres incríveis?

Obrigado por acompanhar o Germanofonia! Se você gostou desse post, então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos em todas as redes sociais. Não custa nada lembrar que o Germanofonia é mais ativo no Facebook, mas está também no Instagram e no Pinterest. Siga as páginas e não perca nenhuma de nossas dicas!

germanofonia

Sag mal was! · Comente!