filmes alemães da literatura alemã

4 dicas de filmes da literatura alemã

»Era uma vez… «

A literatura é mesmo uma arte muito grandiosa. Um artigo escrito por um conceituado teórico de cinema, dizia: “leia a frase ‘um homem entrou pela porta’ e você poderá imaginar uma infinidade de circunstâncias. No entanto, ao ver a cena de um homem que entrou pela porta, você terá apenas uma opção. Se o cinema é feito de imagem, como competir com o universo das palavras?”

Ainda bem que as duas artes, quando combinadas, podem resultar em uma experiência incrível. Por isso, escolhemos 4 filmes baseados em livros da literatura alemã. Se perca!

The Never Ending Story / História Sem Fim (1984)

O clássico dos anos 80 é baseado no romance homônimo de Michael Ende. Wolfgang Petersen dirigiu o filme numa co produção germano-americana. A história de um garoto solitário que encontra um livro mágico e ao lê-lo se transporta para o plano da fantasia. Com direito a elfos, animais falantes, dragão, imperatriz e muito mais, o filme é sucesso no público infantil e adulto.

 

por que artistas deveriam aprender urgente alemão

 

The Reader / O Leitor (2009)

Este é mais um filme teuto-americano e foi dirigido por Stephen Daldry. A ligação com a literatura é bem presente no filme, já que a leitura é o fio condutor da surpreendente história de uma enigmática mulher que vive uma história de amor com um adolescente. Depois de alguns anos os dois se reencontram de uma maneira totalmente inesperada.

Vale dizer que a personagem principal é vivida pela atriz Kate Winslet, cuja atuação foi premiada por este papel.
 

dicas de filmes alemães sobre amor

 

The Book Thief / A Menina que Roubava Livros (2014)

O cenário é a Segunda Guerra Mundial e esta situação propicia o surgimento de histórias  que você nem pode imaginar. O autor do romance, Markus Zusak e o diretor do filme, Brian Percival  mostram as dificuldades enfrentadas por uma menina que rouba livros para poder sobreviver em meio ao caos provocado pela guerra. Acontece que a arte é muito poderosa e a garota acaba se encantando pelo mundo da literatura.

 

dicas de curtas-metragens alemães

 

Faust / Fausto (1926)

Impossível não citar uma das grandes obras da literatura alemã: Fausto de Goethe. O diretor que se aventurou a contar a história do homem que vende sua alma ao diabo em troca de obter todo o conhecimento do mundo foi ninguém menos que “Friedrich Murnau”, um nome que entrou para a história do cinema.

 

dicas de documentários alemães

 

E você? Conhece alguma adaptação literária que não apareceu na nossa lista? Divida conosco ali nos comentários! Vamos adorar dividir referências contigo 😉

Salvar

3 comentários a “4 dicas de filmes da literatura alemã”

  1. Gostaria de parabenizar a colunista deste blog – Barbara Garcia- pela passagem de seu aniversário, hoje 04/07/2016 e aproveitar para parabenizar Lucas Shimoda pela ideia e formação deste blog, de muito bom gosto e muito útil na divulgação de curiosidades da língua alemã. Parabéns aos dois. Zum Geburtstag viel Glück fü dich, Barbara.
    Auf wiedersehn.

Deixe um comentário!