dicas de documentários alemães

4 dicas de filmes que mostram o mundo sob o olhar de um alemão

Para cada perspectiva existe um olhar e sua visão. Reunimos 4 documentários de diretores alemães que falam sobre temas diversos em diferentes lugares do mundo.

O documentário é um gênero investigativo, que revela pouco a pouco ao espectador o recorte de um tema relevante. A procura por esse gênero tem crescido a cada ano e ganha cada vez mais espaço em muitos festivais de cinema pelo mundo.

Por isso escolhemos 4 produções de documentários alemães que prometem fazer você prestar atenção através de um olhar diferente.

Buena Vista Social Club (1999)

Havana, Cuba. Este é o destino do diretor  Wim Wenders e o que ele pretende é resgatar memórias da antiga e renomada casa de show “Buena Vista Social Club”. Na época áurea de Cuba, era um lugar frequentado pela elite e por grandes nomes da música. Lá se apresentavam estrelas da música cubana.

Como está Havana agora? Para onde foram os grandes artistas? É possível resgatar as memórias desse tempo?

filmes alemães sobre família

The Salt of the Earth / Sal da Terra (2015)

O diretor é o mesmo: Wim Wenders. Desta vez ele se aventura no universo da fotografia do brasileiro Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos de todos os tempos. Ele conduz o espectador através das experiências, pelas quais o fotógrafo passou para criar seus trabalhos e projetos. Além de emocionante, é reveladora a forma como a fotografia e o cinema se juntam e retratam a realidade.

por que artistas deveriam aprender urgente alemão

Crossing the Bridges (2005)

Desta vez estamos falando de Istambul. O lugar da mistura, da divisão, é Ásia e também é Europa. A fusão de culturas e a riqueza de uma história milenar. Uma cidade que é cosmopolita, mas mantém tradições e é o destino de muitos religiosos. Como será a música desse lugar mágico? Esta é e pergunta que o diretor Fatih Akin pretende abordar em Crossing the Bridges.

filmes alemães de suspense e terror

Breathing Earth: Susumu Shingus Traum / O Sonho de Susumu Shingus (2012)

A história de um sonho. O diretor Thomas Riedelsheimer apresenta o artista japonês Susumu Shingus. Seu trabalho por si só é bem inusitado. Ele faz esculturas com o vento, isto é, elas são projetadas para que adquiram um sentido e uma relação entre si através do soprar do vento.

Não bastasse isso, o artista fez um projeto arquitetônico de uma cidade que seria inteira movida à energia eólica. Um documentário sobre a paixão, o sonho, a arte e, sobretudo, a leveza

documentários alemãesGostou das nossas dicas de documentários alemães?

Que bom que você chegou leu tudinho do post!

Se você gostou das nossas recomendações de documentários alemães, compartilhe esse post com todo mundo que você conhece! Aproveite e curta a nossa página no Facebook para não ficar de fora das novidades 🙂

Deixe um comentário!