dicas de filmes de Wim Wenders

4 dicas de filmes do cineasta alemão Wim Wenders

Um grande nome do cinema alemão merece um post só dele!

Nascido em 1945 na cidade de Düsseldorf, Wim Wenders estudou medicina, depois filosofia e quis então se tornar pintor.  Já em Paris,  fracassou na prova de admissão para a faculdade de cinema e acabou se contentando em trabalhar como gravurista para um artista americano.

As vezes o caminho para a profissão dos sonhos é um pouco longo mesmo. Em 1967, Wenders retornou à Alemanha e, finalmente, iniciou sua formação em cinema.

Depois de tantas voltas, nada melhor do que falar das dicas logo!

Der Himmel über Berlin / Asas do Desejo (1987)

Wim Wenders dirigiu dezenas de longas, mas deixar este de fora da lista seria muito imprudente. A história de um anjo, cujo desejo é se tornar humano para experimentar os sentimentos e a vida real. Hummmm… parece familiar, não? Sim! Cidade dos Anjos é a versão americana deste clássico e conta a história de um ponto de vista bem romantizado.

Em Asas do Desejo, tudo é poesia. As imagens e cenas são muito artísticas e a trama traz à tona questões filosóficas realmente tocantes. Um filme belíssimo e de rara sensibilidade. A trilha sonora é do U2 e é especial também.

dicas de documentários alemães

Pina (2011)

Quando o assunto é 3D, já imaginamos logo animações supersônicas ou filmes de ação altamente high tech. Wim Wenders, não! Ele usou o recurso da dimensão extra para capturar com maior precisão o talento de outra grande artista alemã, a bailarina Pina Bausch. A artista alemã já foi registrada na tela pelo cineasta espanhol Pedro Almodóvar em Fale com Ela. Wenders, no entanto, se atém ao que é o melhor dela: as maravilhosas coreografias. Um documentário sobre a paixão pela dança.

dicas de curtas-metragens alemães

Paris, Texas (1984)

Esta Paris não fica na França, e sim no deserto do Texas, EUA. A história de um homem que, depois de anos desaparecido,  é reencontrado por seu irmão. Ele se reaproxima do seu filho (criado pelos tios) e parte para a estrada em busca de sua ex mulher e, principalmente, em busca de si mesmo. Através do caminho, aos poucos, é revelada sua história e seus desejos. A fotografia é excepcional e retrata o vazio de lugares remotos no interior dos EUA. Um filme que retrata a busca em suas diversas formas.

banner_filmes-criancas

Palermo Shooting (2008)

Este filme não se passa apenas na Alemanha, mas também na Itália (como o próprio nome já diz). O papel principal é interpretado por Campino, o vocalista da famosa banda de rock alemão Die Toten Hosen. No filme, ele é um fotógrafo que tem uma vida muito agitada e inquieta, até que, ao entrar em contato com outra cultura e estilo de vida em Palermo, redescobre si próprio, novos prazeres e medos. Para os que gostam de um romance, vale dizer que o filme traz uma história de amor bem bonita.

mais dicas de alemão

Deixe um comentário!