filmes alemães sobre política

4 dicas de filmes alemães sobre política e história

Pode soar super chato, mas não é! Trazer à tona temas polêmicos e discutir o passado histórico são características muito presentes na mídia alemã.

Indicamos 4 filmes super bem produzidos e com histórias que valem a pena sobre temas como o nazismo, o capitalismo e a 2º Guerra Mundial.

Tem herói e tem bandido. Histórias reais que parecem mentira.

Die Welle / A Onda (2008)

O que aconteceria se, numa sala de aula, o professor de política tentasse explicar o significado de “autocracia” na prática? O diretor Dennis Gansel mostra em A Onda como é simples desenvolver uma organização social autoritária e excludente. Assista! Será que você vai querer fazer parte do movimento?

Sophie Scholl / Sophie Scholl – Uma mulher contra Hitler (2005)

A história real da estudante de direito que, num ato de coragem, mostrou resistência na Universidade de Munique contra o governo de Hitler. O diretor Marc Rothemund mostra uma heroína disfarçada de menina e promete emocionar.

Sophie fazia parte de um grupo de jovens chamado “A Rosa Branca”. Eles redigiam artigos e cartas contra a situação política da Alemanha. Parte das cenas foram gravadas na própria faculdade de direito, que permanece intacta e funcionando até hoje.

filmes alemães sobre família

Die Fälscher/ Os Falsários (2007)

O diretor Stefan Ruzowitzky conta, em Os Falsários, a história de um judeu “bon vivant” que vive às custas de falsificar documentos. Sua vida muda quando ele mesmo é preso pelo governo nazista. Seus talentos como falsificador podem, no entanto, mudar sua história.

Edukators/ Os Educadores (2003)

A história de três jovens que têm um jeito bem peculiar de questionar o sistema capitalista.  Um filme cheio de diálogos inteligentes, que vai fazer você repensar algumas opiniões. O diretor Hans Weingartner caprichou também no elenco: atores jovens e da velha guarda do cinema alemão. Eles vão te surpreender também.

outras dicas de filmes alemães sobre política e história

E aí, o que você achou das nossas dicas de filmes alemães sobre política e história? Você conhece outros filmes relacionados ao mesmo tema? Não tenha medo de compartilhar com a gente ali na caixa de comentários!

3 comentários a “4 dicas de filmes alemães sobre política e história”

  1. Acredito que pode incluir o “Alemanha, Ano Zero”, do diretor Roberto Rossellini, lançado em 1948 e rodado em Berlim. Conta a história pós 2ª Guerra Mundial de uma família, cujo protagonista é um menino que vive na miséria com um pai doente, um irmão ex-soldado Hitleriano e uma irmã que se prostitui para colocar comida em casa. Vale super também 🙂

Deixe um comentário!