4 dicas de filmes alemães sobre política e história
Pode soar super chato, mas não é! Trazer à tona temas polêmicos e discutir o passado histórico são características muito presentes na mídia alemã.
Indicamos 4 filmes super bem produzidos e com histórias que valem a pena sobre temas como o nazismo, o capitalismo e a 2º Guerra Mundial.
Tem herói e tem bandido. Histórias reais que parecem mentira.
Die Welle / A Onda (2008)
O que aconteceria se, numa sala de aula, o professor de política tentasse explicar o significado de “autocracia” na prática? O diretor Dennis Gansel mostra em A Onda como é simples desenvolver uma organização social autoritária e excludente. Assista! Será que você vai querer fazer parte do movimento?
Sophie Scholl / Sophie Scholl – Uma mulher contra Hitler (2005)
A história real da estudante de direito que, num ato de coragem, mostrou resistência na Universidade de Munique contra o governo de Hitler. O diretor Marc Rothemund mostra uma heroína disfarçada de menina e promete emocionar.
Sophie fazia parte de um grupo de jovens chamado “A Rosa Branca”. Eles redigiam artigos e cartas contra a situação política da Alemanha. Parte das cenas foram gravadas na própria faculdade de direito, que permanece intacta e funcionando até hoje.
Die Fälscher/ Os Falsários (2007)
O diretor Stefan Ruzowitzky conta, em Os Falsários, a história de um judeu “bon vivant” que vive às custas de falsificar documentos. Sua vida muda quando ele mesmo é preso pelo governo nazista. Seus talentos como falsificador podem, no entanto, mudar sua história.
Edukators/ Os Educadores (2003)
A história de três jovens que têm um jeito bem peculiar de questionar o sistema capitalista. Um filme cheio de diálogos inteligentes, que vai fazer você repensar algumas opiniões. O diretor Hans Weingartner caprichou também no elenco: atores jovens e da velha guarda do cinema alemão. Eles vão te surpreender também.
E aí, o que você achou das nossas dicas de filmes alemães sobre política e história? Você conhece outros filmes relacionados ao mesmo tema? Não tenha medo de compartilhar com a gente ali na caixa de comentários!
Acredito que pode incluir o “Alemanha, Ano Zero”, do diretor Roberto Rossellini, lançado em 1948 e rodado em Berlim. Conta a história pós 2ª Guerra Mundial de uma família, cujo protagonista é um menino que vive na miséria com um pai doente, um irmão ex-soldado Hitleriano e uma irmã que se prostitui para colocar comida em casa. Vale super também 🙂
Mafê sempre com umas dicas culturais excelentes! Vielen lieben Dank! 🙂
Eu adicionaria esse: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Lili_Marleen_(filme). Gosto muito do trabalho do diretor Rainer Fassbinder.