filmes alemães sobre família

4 dicas de filmes alemães sobre família

Cachorro, gato, galinha! Tem briga, festa, separação, amor (e às vezes ódio),  crises, diversão…  Se a vida em família já é intensa assim no dia-a-dia, imagine quanta história não há para contar no cinema?!

É por isso que escolhemos 4 filmes alemães que têm como tema central alguma questão de família. Pode ser triste, feliz, verdadeiro ou invenção, o importante é deixar o enredo te levar.

Escolha logo o seu filme e assista – dá até para organizar um programa em família no sofá de casa!

Jenseits der Stille / Música e o Silêncio (1996)

De um lado a paixão e a entrega à música.

De outro, o silêncio absoluto.

É assim que a  diretora Caroline Link conta a história de uma menina que se dedica inteiramente ao seu instrumento favorito, o clarinete, mas tem de lidar com o fato de seu pai ser deficiente auditivo. Como estabelecer uma aproximação se sua família não entende o que é música?

Kokowääh / Kokowaah (2011)

Uma comédia recente e com uma estética hollywoodiana. É divertido e leve de assistir, com Til Schweiger como protagonista e diretor.

A história fala de um jovem e bonito homem que descobre que é pai e precisa dar conta de cuidar da sua filha do dia para a noite.

Na verdade, o filme trata de uma questão muito atual na Alemanha, as »patchwork Familien« (famílias patchwork). São as famílias formadas a partir da união de pais e mães solteiros e seus respectivos filhos, compondo uma nova organização. Se você gostar do filme, pode aproveitar e assistir a continuação em  Kokowääh 2,.

filmes alemães de suspense e terror

filmes alemães sobre comédia

Hanami / Cerejeiras em flor (2007)

Doris Dörrie, diretora do premiado »Cerejeiras em Flor«, conta a história de um casal de meia idade que tem o sonho de viajar ao Japão e vislumbrar o Monte Fuji. Porém, um acontecimento inesperado revela o descaso dos filhos, já adultos. Fazendo com que o pai realize esse sonho sozinho.

Além das belas paisagens do Japão, o filme vale a pena pela sua delicadeza e suas belas cenas. É uma história introspectiva, para refletir.

Almanya – Willkommen in Deutschland / Bem vindo à Alemanha (2011)

É claro que não poderíamos deixar de lado uma história de imigrantes turcos!

A diretora Yasemin Samdereli aborda em sua comédia situações pelas quais uma família turca passa ao chegar em seu novo país. As dificuldades com a língua alemã, as expectativas, os filhos e netos que já estão enraizados na Alemanha e, por fim – mas não menos importante – a questão da identidade.

filmes alemães sobre família

Se você gostou das nossas dicas de filmes alemães sobre família, não se esqueça de compartilhar com os teus amigos! Não perca a oportunidade de dividir com todo mundo as suas referências culturais 😉

Deixe um comentário!