4 dicas de comédias alemãs sobre misturas culturais
Nós do Germanofonia adoramos uma mistureba! Até porque é através dessa troca que a gente percebe o quanto os costumes são vivos e mutáveis.
Essa mistura cultural pode render muitas histórias engraçadas! Reunimos para você 4 dicas de filmes que retratam de maneira bem-humorada o contato entre a cultura alemã e outras culturas.
Turco para iniciantes – Türkisch für Anfänger (2006)
Esta é, na verdade, uma série dirigida por Bora Dagtekin, que conta a história de Lena, uma adolescente, cuja mãe se apaixona por um turco. Isso não seria nada se a mãe dela não decidisse se casar. Junto com o marido da mãe, vem a nova família de Lena: um irmão mais velho metido a machão e uma irmã turca tímida e recatada demais.
A história fez tanto sucesso na tevê alemã que acabou ganhando um longa-metragem em 2012 com os mesmos personagens! Nunca antes uma comédia conseguiu retratar com tão fino humor certas sutilezas de uma Alemanha multicultural.

Goodbye Berlin – Tschick (2016)
O expert em mistura cultural Fatih Akin ataca novamente! O filme é baseado no livro Goodbye Berlin. Desta vez o adolescente Maik vive uma constelação familiar bem complicada, no momento em que conhece o jovem rebelde de origem russa chamado “Tschick”.
Os dois decidem fazer uma viagem nada convencional pela Alemanha. À medida que o espectador descobre mais sobre os personagens, os estereótipos vão sendo quebrados. Vale a pena se deixar surpreender pelo desenrolar dessa história!

Bem vindo à Alemanha – Willkommen bei den Hartmans (2016)
Um família “tradicional” alemã decide “adotar” um refugiado. A pesar de toda a boa vontade, todos ainda têm muito que aprender sobre a interculturalidade e a questão dos refugiados. Essa comédia deliciosa do diretor Simon Verhoeven vai te fazer rir e pensar ao mesmo tempo!

Conexão Kebab – Kebab Connection (2004)
Fato é que o amor não escolhe etnia e o jovem casal formado por uma alemã e um turco está, de repente, à espera de um bebê!
A gravidez inesperada e as diferenças culturais rendem situações no mínimo engraçadas. O diretor Anno Saul contou com uma produção de peso. São os mesmos produtores das comédias Soul Kitchen e Im Juli.
E você, conhece outras comédias alemãs sobre misturas culturais?
Então indique para nós aqui na caixa de comentários! Estamos ansiosos para conhecer suas referências também 😉