treinar audição em alemão

10 maneiras de treinar audição em alemão sem morrer de tédio

Você quer treinar o ouvido em alemão mas boceja de tédio só de pensar naquelas vozes monótonas dos CDs do curso?

Conhecer alternativas divertidas de praticar audição é a chave para transformar uma tortura sonora em um aprendizado motivante.

Existem diversas maneiras de aprimorar a compreensão auditiva e a maioria delas não envolve um locutor chato ditando “Lektion blablabla, Übung blablabla” – acredite em mim!

Você leu até aqui e ainda não conseguiu imaginar como? Então dê uma olhada nessas ideias:

Seriados didáticos

Hoje em dia, existem vários seriados didáticos que ensinam a língua e narram uma história ao mesmo tempo.

Vá lá, os enredos não são geniais e os atores às vezes soam artificiais falando em uma velocidade infinitamente mais baixa do que a natural.

De todo modo, não faz mal a ninguém nada mesclar ficção e estudo, não acha?

Onde encontrar?

Para os níveis iniciais, minha recomendação é a série Xtra auf Deutsch ou então esses vídeos do canal Lingorilla. Para quem já tem pelo menos o nível B1, a dica é o seriado Jojo sucht das Glück, produzido pela Deutsche Welle.

Seriado para aprender alemão
A protagonista Jojo vem justamente do Brasil, olha só!

Seriados não-didáticos

Quem não tem paciência com as historinhas pouco complexas dos seriados didáticos, pode arriscar um seriado »de verdade« em alemão.

Mas atenção: isso funciona só para quem já tem conhecimentos avançados no idioma!

Na Alemanha, a dublagem é bem popular e bem aceita. Então é bem provável que você consiga encontrar o teu seriado favorito com áudio em alemão. É bom unir o útil ao agradável, não?!

Onde encontrar?

Se você não quer repetir os mesmos seriados de sempre e está a fim de descobrir produções germânicas autênticas, confira essa lista dos melhores seriados alemães compilada pela Filmstars ou então essa lista divulgada pela Taschenhirn.

Escolha um título que te agrade e procure pela Internet afora. Largue a preguiça de lado e use direito esse Google que você tem na ponta dos dedos!

Seriados jovens na Alemanha
Türkisch für Anfänger é um seriado adolescente para mostrar que alemães tem senso de humor – e muito!

Desenhos animados

Antes de tudo, um ponto precisa ficar claro: entender desenho animado não é mais fácil só porque é produzido para crianças.

Pelo contrário: muitas vezes, os personagens falam rápido, tem trejeitos de fala, sotaque e fazem joguinhos de palavras.

Mas, olha só, pense pelo lado positivo: você pode aprender que o Bob Esponja se chama Spongebob Schwammkopf na Alemanha e trata o Sr. Siriguejo com o pronome »Sie«.

Não está acreditando? Veja com seus próprios olhos!

Onde encontrar?

Dê uma olhada no banco de vídeos do canal Kika ou os programas infantis da emissora 2DF. Esses desenhos são para crianças realmente pequenas (até 6 anos) e são uma boa para quem ainda está não dá passadas muito firmes no idioma.

Se você já tem vocabulário mais amplo, tente desenhos com roteiros e falas menos »infantis« como Crash Canyon, Simpsons ou Family Guy.

Na Alemanha, os animês são bastante populares também. Se você é fã, experimente assistir alguns episódios do teu animê favorito dublado em alemão.

Desenho animado alemão
Você lembra de ter visto esses porquinhos na TV Cultura? Pois bem: o desenho é uma produção alemã e o título original é Frederick und Piggeldy

Música

Uma das vantagens de praticar ouvindo música é que as letras tendem a ser mais breves e menos lineares do que notícias de rádio e programas de televisão.

A estrutura de rimas, repetições e refrões ajuda a reconhecer e memorizar a forma sonora das palavras.

Só tome cuidado com rap, hip-hop e estilos afins: em geral, eles cantam rápido demais, as letras são complexas e cheias de gírias que é melhor você não sair falando por aí.

Onde encontrar?

A dica é tão besta, mas ainda tem tanta gente que não faz isso: garimpe no YouTube. Uma busca simples já revela dezenas de listas interessantes para ouvir.

Abuse das playlists e sistemas de recomendação do Spotify.

Outra dica esperta: arrume uma amiga ou amigo alemão (um Tandem Partner, por exemplo) e fique acompanhando o que a pessoa ouve no Spotify ou no SoundCloud. Na falta de alguém, proponha essa ideia para teus colegas de curso ou tua Lehrerin!

Se dividir referências de música com amigos já é bom, imagina aprender alemão ao mesmo tempo? 😉

Rap e hiphop em alemão
Cro é um rapper alemão que sempre aparece com umas cabeças de bicho nos clipes

Audiolivros

Para você que pega diariamente vários quilômetros de trânsito, seja no carro ou no ônibus, ouvir audiolivros é uma excelente dica para treinar a audição em alemão e, ainda por cima, ampliar seu repertório literário.

Essa técnica não é apenas para os estudantes mais avançados: existem também audiolivros didatizados para quem ainda está nos níveis iniciais de aprendizado (A1 e A2).

Onde encontrar?

Para quem procura histórias com uma linguagem mais simplificada, minha recomendação são os CDs que acompanham os livrinhos publicados pelas editoras Hueber ou Klett. Se você procura algo mais complexo, compre e baixe audiolivros em sites como Claudio, Hörbücherwelt ou Vorleser.

Livros narrados em alemão
Ao invés de perder tempo no trânsito, que tal aproveitar para ouvir uma história em alemão?

Canais de ensino do YouTube

O YouTube é um óasis para autodidatas. Existem vídeos ensinando tudo o que há nesse mundo – inclusive alemão.

A dica é simples: acesse o YouTube usando a tua conta Google e assine um ou dois canais que mais te agradam.

Uma dica importante: certifique-se de que o canal continua ativo e que publica videos com regularidade. Isso é fundamental para evitar aquele problema de ficar perdendo tempo garimpando vídeos por aí.

Onde encontrar?

Se você ainda não conhece o canal Easy German, recomendo conferir os vídeos deles, que são bem curtinhos, descontraídos e legendados.

Outro canal bem gerenciado e com atualizações frequentes é o GermanPod. O único ponto é que ele ensina alemão para falantes de inglês – o que pode ser um problema para algumas pessoas.

Se você está procurando algo dicas de estudo e explicações gramaticais voltadas especificamente para brasileiros, então vá direto para o Deutsch und Deutschland sem hesitar.

youtubers alemães
O Vuko não é exatamente um canal de ensino, mas vale a pena conferir alguns vídeos dele.

Programas de televisão

Qualquer programa de televisão que você não assistiria na sua língua vira uma fonte inesgotável de coisas interessantes a aprender em alemão.

Esqueça a questão da qualidade da programação por um momento e preste atenção em como as pessoas falam, que palavras e expressões elas usam etc.

Não é necessário entender absolutamente tudo que está rolando. Concentre-se no programa como um todo e divirta-se!

Onde encontrar?

Passe algum tempo navegando pelas Mediatheken do site de alguma emissora de televisão alemã. Pode ser qualquer uma: ARD, NRW, SWR, Das Erste, ZDF entre tantas outras. O que importa é encontrar um programa que te agrade!

programas televisivos em alemão
Qualquer quiz banal pode virar fonte de aprendizado em alemão

Programas de rádio

Uma das desvantagens do rádio é que você não tem nenhum outro canal de informações a não ser o puro fluxo de fala. Não há nenhuma outra referência que possa reforçar a compreensão do tema.

A vantagem é que você pode deixar rolando como som ambiente. É uma maneira prática e eficiente de imergir no idioma sem precisar ficar gastando o precioso tempo do seu dia.

Onde encontrar?

Simplesmente clique no Deutschland.fm. Lá tem uma lista completa das infinitas emissoras alemãs que podem ser sintonizadas ao vivo via streaming.

De nada, divirta-se 😉

Rádios alemãs

Podcasts

O que eu particularmente gosto nos podcasts é a possibilidade de escolher um tema da minha preferência.

Encontre algum podcast de um tema que você goste, configure as assinaturas no seu celular ou software preferido (iTunes, etc.) e ser feliz.

A vantagem é que os podcasts são atualizados automaticamente e com frequência regular. Isso evita que você fique sem material novo para escutar.

Onde encontrar?

O site da Deutsche Welle está recheado de diversos podcasts sobre diversos temas e com conteúdo de qualidade. As pautas vão desde saúde, estilo de vida até política e economia. Além disso, há também podcasts didáticos, voltados especificamente para o aprendizado de alemão.

Como usar podcasts para praticar alemão
Tome vergonha na cara! Hoje em dia, todo smartphone consegue sincronizar podcasts automaticamente.

Curtas-metragens

Assistir longas-metragens pode ser uma armadilha quando você está aprendendo alemão.

Como você ainda não domina o idioma com total segurança, é fácil perder aqui e ali alguma parte importante para enteder o desenrolar geral da história e acabar se frustrando por causa disso.

Com os curtas-metragens, esse risco é menor por conta da duração do filme. Além de não tomar muito tempo da sua agenda diária, é mais fácil acompanhar o fio da meada.

dicas de curtas-metragens alemães

Onde encontrar?

O próprio Goethe-Institut patrocina a produção de uma série de curtas-metragens em alemão, todos eles muito bons, aliás. Mas vale lembrar que não são curtas didáticos. Outra dica boa é dar uma peneirada no Vimeo. [Obs.: deixei uma busca já preparada para ti: clica aí e confere!]

treinar audição em alemão

E aí, o que você achou das nossas dicas para treinar audição em alemão? Qual dessas você prefere usar? Conte para nós nos comentários!

7 comentários a “10 maneiras de treinar audição em alemão sem morrer de tédio”

  1. Nossa muito obrigada por compartilhar essas informações!
    Estava procurando meio de melhorar meu alemão ( ainda básico) e nunca saberia encontrar isso tudo por conta própria.
    Parabéns pelo site!

  2. Estou adorando o site. Muito obrigada!!!

    Encontrei uma série didática com videos legais pra quem, como eu, ainda tem muitas dificuldades para entender diálogos. Mein Weg nach Deutschland. É do Goethe-Institut.

  3. Ola, obrigada pelas dicas.
    Costumo assistir a series alemas (Tatort) e ouco radio.
    Vou experimentar as sugestoes.

  4. Lucas! Você consegue indicar (conhece) Podcasts de tecnologia e economia?
    Muito obrigado!
    Belo trabalho!

Deixe um comentário!